Arquivo

Como é feita a coluna Observatório

Esta informação, eventualmente, interessa a quem lê o que escrevo semanalmente (aos sábados), no jornal A Razão. A coluna Observatório começa a ser redigida na segunda-feira. Normalmente, o que primeiro faço, porque mais fácil, embora trabalhoso, é a seção “Não Custa Lembrar”. E olha que, às vezes, em função da quantidade de informações e do espaço limitado a uma página, ela é simplesmente cortada. Ossos do ofício. Entre a terça e a quarta-feiras, outras notas são feitas, deixando para a noite de quinta-feira o fechamento. A necessidade industrial e o conforto pessoal me obrigam a entregar o material, inclusive o “desenho” da página, até o meio dia de sexta-feira. Feito o texto “definitivo”, redigido no editor de texto Word, na noite de quinta, ele é passado para um disquete, que é levado à redação do jornal na manhã de sexta-feira. Ali, a coluna é transcrita em outro programa, o Claris, utilizado por A Razão. Nesta transposição acontecem modificações. Dificilmente de conteúdo, mas muito de forma, inclusive com a correção de eventuais erros de digitação. Que, diga-se, nunca são inteiramente corrigidos, lamentavelmente. Sempre passa algo. Por fim, no início da noite, já com a página devidamente editorada eletronicamente, acontece uma nova revisão. Sempre, seeeempre, há erro. Ou o texto ficou longo demais; ou surge informação nova e relevante a ser acrescentada (com corte de alguma coisa menos importante), ou, enfim, novos erros em busca de correção. Pois bem. Por decisão pessoal e intransferível minha, resolvi que, aqui na www.claudemirpereira.com.br você vai ler a primeira versão. Isto é, aquela feita na noite de quinta-feira – com todos os erros, eventuais imperfeições e, até, “barbeiragens” do jornalista. Esteja certo, assim, que o que você lerá aqui, daqui para frente, é inédito. Ou, pelo menos, vá lá, 5% inédito. Essa é a quantidade de mudanças que faço. Em seguida, os primeiros textos. Em tempo: para facilitar a leitura, dividirei a coluna em matérias. Assim, primeiro irá o texto que abriu a página, depois os que vêm abaixo dele, em seguida os que foram colocados na coluna da direita e, por fim, a seção Luneta.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo