Arquivo

Eleição no PT e as articulações para 2006

Não há dúvida: passa pelo pleito interno petista, marcado para novembro, o destino das eleições presidenciais (e também estaduais) do ano que vem. Afinal, o PT é governo, através de Lula, e o que ele fará é determinante, inclusive, para os movimentos a serem realizados pelas outras siglas, especialmente o PMDB – cortejado pelo Presidente, mas também o PSDB, a sigla mais forte de oposição.
      Diz-se, com correção, que se o confronto intestino se desse hoje, Lula e seus aliados, do chamado “Campo Majoritário” poderiam ficar tranqüilos. E a reeleição de José Genuíno na presidência do PT seria pacífica. No mááááximo, haveriam arrulhos dos setores mais à esquerda.
      No entanto, a eleição é daqui cinco meses. E, até lá, vai depender muito, de um lado, do desempenho do governo na chamada “área social”; e, de outro, da capacidade de articulação dos que sustentam Lula.
      Embora a improvável vitória – observando o cenário atual -, ainda assim a candidatura de Raul Pont, o esquerdista da corrente “Democracia Socialista” que está sendo lançado à presidência petista, pode fazer muito barulho. E se não tiver (hoje não tem) força para vencer, poderá se constituir numa belíssima pedra no sapato de Lula. E, de inhapa, atrapalhar bastante os projetos do Presidente e de seus aliados.
      Ah, a candidatura de Maria do Rosário, apoiadora do governo, também lançada, mas mais à esquerda de Genuíno, em princípio deverá servir apenas de contraponto. Nada mais.
      Na verdade, Lula sonharia meeeesmo é com o status quo petista santa-mariense. Aqui, não obstante eventuais divergências dos grupos, os ditos “esquerdistas” são, eleitoralmente, insignificantes. Têm, se tanto, 10% dos filiados locais.
      Quanto aos outros partidos, ainda que mantenham suas articulações – todos renovam as direções até o final do ano -, na verdade esperam, mesmo, para ver o que acontece no partido que está no Poder. Disso decorrem seus (deles) movimentos futuros, visando a eleição do ano que vem. E até a de 2010 – dependendo do que ocorrer com os petistas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo