PARTIDOS. Vem aí uma superdisputa entre petistas. Vale para o Rio Grande. E Santa Maria também, claro

Já são conhecidos os nomes dos disputantes do superpleito interno petista marcado para 10 de novembro. Há sete candidatos a presidente do PT nacional e cinco postulando o mesmo cargo em nível estadual. Não se sabe, ainda, quem concorre em Santa Maria – mas aqui também, ao que tudo indica, haverá uma divisão. Provavelmente seguindo as mesmas tendências colocadas no plano gaúcho e brasileiro.
Há uma peculiaridade, no processo todo, que envolve diretamente a boca do monte. É daqui um dos candidatos a presidente do PT gaúcho. No caso, o deputado federal Paulo Pimenta – que, porém, não terá o apoio dos outros principais líderes santa-marienses, que estão engajados nas candidaturas de suas próprias correntes.
Para saber mais da eleição estadual e nacional, confira o material produzido pelo jornal eletrônico Sul21, em reportagem de Marco Weissheimer, com foto de Tiago Machado. Lá embaixo você encontra também um linque para material da assessoria do deputado Valdeci Oliveira, que tem seu próprio candidato no Estado. Acompanhe:
“O PT vai às urnas para decidir o seu futuro
A direção estadual do PT gaúcho recebeu nesta segunda-feira a inscrição de cinco candidaturas à presidência estadual do partido, em um ato político realizado na sede da legenda. O presidente estadual do PT, Raul Pont, e a Secretaria de Organização, Helenir Oliveira, receberam a documentação dos candidatos Ary Vanazzi, Jairo Jorge, Laércio Barbosa, Paulo Pimenta e da candidata Stela Farias. A Mensagem ao Partido, principal bloco de oposição hoje dentro do PT, não conseguiu unificar uma candidatura no Estado e sairá com três candidaturas: Ary Vanazzi (da Articulação de Esquerda, com apoio da Democracia Socialista e outras forças), Stela Farias (Esquerda Democrática) e Paulo Pimenta (PT Amplo). O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (Socialismo 21) conta com o apoio do campo que dirige nacionalmente o PT, do Movimento PT e de algumas outras forças.
Com o ato de registro das candidaturas, o PT gaúcho deu início ao calendário de debates e agendas do Processo de Eleições Diretas de 2013, que será realizado em todo o país no dia 10 de novembro. Neste dia, o PT renovará suas direções em todos os níveis, municipal, estadual e nacional. Onde houver necessidade de segundo turno, ele ocorrerá dia 24 de novembro.
Em nível nacional, seis candidatos estão inscritos para disputar a presidência do partido: Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Rui Falcão, Serge Goulart e Valter Pomar. A Comissão de Organização Eleitoral nacional organizará cinco debates entre os candidatos a presidência, além de debates entre as chapas. Também serão organizados quatro debates que serão transmitidos pela TVPT e pela RádioPT. Também ocorrerão debates em nível estadual e municipal, em calendário a ser confirmado. Os representantes dos candidatos a presidente nacional já combinaram o…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
CONFIRA A VERSÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DE VALDECI: AQUI.
A ‘disputada’ será grande. Em outros partidos, os nomes entram goela abaixo, sem debate.
O problema dos petistas é dos petistas. E do povo que apóia por fora sem assumir.
Como o Dep. Valdeci, não vai apoiar o Dep. Pimenta, para presidente de PT, se na ultima eleição se chamavam de irmão, essa gente é brincadeira, para conseguir o que querem se chamam até de irmão, e o povo cai.