Arquivo

A questão dos dias não letivos na UFSM

No meu comentário diário na rádio CDN, na sexta-feira, me referi ao fato de cerca de 40% dos dias do mês de maio serem “não letivos” na UFSM. Retomei o tema na manhã de hoje, em função das inúmeras manifestações críticas que recebi (direta ou indiretamente).
      Elas vieram das mais variadas formas: por e-mail, pessoalmente, por terceiros, por telefone. Salvo duas pessoas, todas as demais (e foram inúmeras, garanto) foram um verdadeiro bombardeio sobre o que eu disse.
      É o risco de quem opina com independência. Reconheço que posso ter cometido algum equívoco factual, ainda que mantenha o conceito, ao menos. No entanto, devo dizer que algumas (muito poucas)das críticas foram do mais absoluto disparate emocional. A maior parte, porém, foi composta de respostas consistentes, por mais que pudessem me desagradar. E, sobretudo, leais – porque diretas e sólidas na argumentação.
      E é uma delas, a melhor de todas, a melhor redigida, a meu juízo, a que passo a reproduzir abaixo. Como uma homenagem a todos quantos me lêem e escutam. E que merecem, sim, ter publicada uma opinião diversa da que eu externei.
      Leia, a seguir, o e-mail enviado, perto das 10h30 de hoje, pelo internauta/leitor/ouvinte Antonio Severiano do Amaral Leal, a quem presto o devido respeito. E que cada um julgue o que eu disse, e compare com o que ele diz, com a elegância e cordialidade sempre esperadas de um confronto de idéias:
     
      Bom dia, Claudemir!
     
      Eu não ia me pronunciar sobre o assunto, mas….
      Sou servidor da UFSM (22 anos, mais ou menos), onde trabalho de manhã e de tarde; também sou professor do estado do RS (14 anos, mais ou menos), onde trabalho à noite, concursado em ambas as situações e acumulação de cargos declarada e lícita. Optei por ser servidor público, tenho orgulho disso e procuro ser eficiente e sério nas atividades profissionais que desenvolvo (e não poderia ser diferente).
      Fiquei extremamente surpreso e triste com as colocações que você fez sobre os “feriadões” na UFSM. Pois as fez de forma genérica e sem maiores embasamentos, jogando todos na vala comum.
      Se você tem conhecimento de situações irregulares, acho que deveria especificá-las, inclusive abrindo um processo administrativo no protocolo da Instituição, para que a Administração tome as medidas cábiveis para apuração e esclarecimento dos fatos. Certamente, assim, você estaria prestando um grande serviço a comunidade, o povo brasileiro, aqueles que realmente são os “donos” da UFSM.
      Sobre aqueles que você cita que têm vínculos com a UFSM e te repassam informações sobre possíveis situações de falta do cumprimento das obrigações dos servidores, acho que também deveriam fazer o mesmo que sugeri a você no parágrafo anterior.
      Estou trabalhando neste momento, muito atarefado, não vou me aprofundar sobre o tema. Se houver oportunidade gostaria de fazê-lo pessoalmente. Porém, espero que a Administração da UFSM, bem como nossa entidade representativa (falo do nosso sindicato – ASSUFSM) se manifestem sobre o assunto.
      Saudações.
      Antonio Severiano do Amaral Leal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo