Arquivo

Observatório: A oportunidade. E a coragem

A iniciativa do Sindicato dos Docentes da UFSM, que propõe, através do debate, “repensar a Universidade” é digna de elogios. Por duas razões fundamentais.
      A primeira é a oportunidade – afinal, 45 anos após criada, essa que é a nossa principal, e admirada, instituição de ensino superior, com inúmeros e permanentes serviços prestados à sociedade, se encontra numa encruzilhada. Nunca antes ela se viu acossada – inclusive porque faltava (hoje não mais) um instrumento muito importante e caro aos cientistas, a comparação. Ela, que é pública, precisa mirar o público e, além de se constituir vanguarda (algo que sempre se espera de uma universidade), deve se colocar ao lado do que se convencionou chamar de público, no sentido mais amplo. É um desafio e tanto, com certeza. E, aparentemente, a UFSM não se mostra, ainda, preparada para esse embate, mas tem os recursos humanos e a índole necessárias para repor-se no contexto.
      E a segunda é a coragem. Sim, coragem. A Universidade é muito sensível. Qualquer crítica, por mais leve que seja, sempre é recebida com indignação desabrida, não raro sem o tempo indispensável para o raciocínio. E, nem tão raro assim, tenta-se desqualificar o crítico, antes de combater a crítica. Por isso, louve-se o SEDUFSM (e seus apoiadores, do DCE e da ASSUFSM), que enfrenta a questão da melhor forma possível: chamando a todos para o debate. Dele, com certeza absoluta, sairá, senão uma instituição melhor, com certeza mais forte e, principalmente, sabendo o que dela se espera. A começar pela abertura, indispensável a uma instituição pública, para a sociedade. Sem o ensimesmamento (com o perdão pelo palavrão) de hoje.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo