Outro avanço. Acaba virtual monopólio na TV por assinatura. Quem ganha é o consumidor
O segundo avanço em menos de 24 horas. Uau! Eis algo a ser devidamente comemorado. Na quarta-feira, como você leu ontem nesta página (releia aqui), a Anatel definiu a portabilidade dos números do telefone (seja fixo ou móvel) e a obrigação das operadoras de proporcionar o serviço em até dois anos, sem custo adicional.
Pois, nesta quinta-feira, foi a mesma Anatel, com a influência decisiva do governo, como disse um mais ou menos contrariado ministro das Comunicações, Hélio Costa, a portadora de uma segunda boa notícia para o consumidor. Depois de muita espera (há pelo menos 10 meses estava tentando) a Telefonica de Espanha, operadora de telefonia, recebeu permissão para operar o serviço de TV por assinatura.
Não, não é por cabo, ainda. O que significa que a Net poderá fazer parte da sua vida por bom tempo. Mas, se você utiliza o satélite, em seguida terá uma segunda alternativa, além do sistema Sky, que tem participação das Organizações Globo e que, por sinal, ficaram furibundas com a decisão da agência reguladora. Afinal, gente, livre mercado só é bom quando é a nosso favor, pensam todos os monopolistas.
A decisão da Anatel é, como escreveu o experiente jornalista Paulo Henrique Amorim, no site Conversa Afiada, que ele edita, uma mudança radical na política de comunicação do País. E mais: Amorim comemora (e todos deveriam fazer o mesmo, se querem uma comunicação mais democrática e menos monopolista e provavelmente com serviços mais baratos) o fato de pela primeira vez órgãos públicos contrariarem a Globo.
Atenção, atenção: nada tenho contra a Globo, que considero uma empresa profissional. Tenho, sim, com a política monopolista que ela exerce, historicamente, com o apoio governamental. Parece que isso mudou. Ou não?
SE DESEJAR mais detalhes sobre a decisão da Anatel, clique aqui e também aqui.
SE DESEJAR ler a íntegra do comentário de Paulo Henrique Amorim, clique aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.