Arquivo

Observatório: “Os efeitos da ‘verticalização'”

É assim: os partidos que se coligarem para a eleição presidencial não poderão propor alianças diferentes nos Estados. Exemplo: PT, PP, PTB e PMDB fecham com Lula. PSDB e PFL compõem-se. PDT e PPS acertam uma terceira chapa. Nesse caso, as uniões, em nível estadual, deverão seguir o padrão nacional. Assim, no RS, hipoteticamente, o PMDB só poderia concorrer solitário ou com PT, PP ou PTB. E nenhum outro.
     
      Poderá ser: coligações nacionais estarão desobrigadas de se reproduzir nos Estados. Com o que, apenas para manter o exemplo acima, o PMDB poderia buscar apoio, além de PP e PTB (o PT, claro, ficaria de fora), também de outras siglas – mesmo que estas tenham candidato a Presidente.
     
      Prevalecerá: a manter-se o que ocorre hoje no Congresso, há boas possibilidades de cair a dita “verticalização”. Na falta de razões, porque os petistas (e Lula) mudaram de posição. Que é a mesma de Cézar Schirmer, entre outros. A diferença é que o peemedebista, na contramão do que pensam os governistas de seu partido, entende que a verticalização fortalece a oposição, e não o contrário.
     
      O assunto parece algo distante. E de fato é. Porém, da decisão de agora depende, em muito, a política de alianças que cada agremiação fará em 2006. Por isso a importância.
      Pessoalmente, e por razões bem diversas das de Lula, pelo menos, o colunista é favorável à manutenção do atual status quo. Especialmente porque é a única forma de termos partidos efetivamente nacionais. O que é ótimo para a democracia. Independentemente dos acordos firmados, eles terão, sempre, a unidade nacional como norma. Mesmo que forçada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo