Quem vai ocupar o espaço de Nardes em Santa Maria?

Agora à noite, a Câmara dos Deputados aprovou o nome de um de seus integrantes, o gaúcho João Augusto Nardes, do PP, para a vaga de Humberto Souto no Tribunal de Contas da União. É evidente que ainda falta a chancela (protocolar) do Senado, mas, da decisão, surge um efeito próximo e outro mais distante.
      De imediato temos que o primeiro suplente, Francisco Ápio, torna-se titular até o final do mandato. E de mais longínquo temos que, na eleição de 2006, alguém (ou alguns) fará (ou farão)os 137.558 votos obtidos por Nardes em 2002.
      Em Santa Maria mesmo, em que o agora quase conselheiro do TCU teve o apoio, entre outros, do então vereador Paulo Airton Denardin, foram 2.753 votos. Nardes só foi superado, entre os forasteiros do PP, por José Otávio Germano, que alcançou 3.806. E ficou à frente de Luiz Carlos Heinze, de São Borja, com 2005, e Érico Ribeiro, de Pelotas, com 1.555.
      De diferente, em relação a 2002, é que há uma candidatura local, do vereador Ovidio Mayer, sendo posta à disposição. Mas, aparentemente, os figurões que, compulsoriamente, apoiaram forasteiros, agora farão o mesmo por opção. A tendência, assim, é que Mayer fique em segundo plano, exceto, quem sabe, pela adesão formal do candidato à reeleição à Assembléia Legislativa, José Haidar Farret.
      Quanto aos votos supostamente de Nardes, se vale o palpite, se dividirão sobretudo entre Heinze e Germano. Mas é apenas um tiro, sem garantia de acerto. Resta esperar para ver. De qualquer forma, é evidente o assanhamento dos outros, com a ausência de um fortíssimo nome como o de João Augusto Nardes.
      Inclusive de Jerônimo Goergen, deputado estadual (com 37.299 votos – dos quais 101 em Santa Maria) que estaria, com o apoio dos ruralistas, pleiteando a candidatura a federal. Se isso acontecer, em Santa Maria, o grande prejudicado, em princípio, seria Luis Carlos Heinze, também identificado com o setor primário. A conferir.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *