Arquivo

Tubias está deixando o PMDB??? E vai para o PT???

Estou estarrecido com a notícia publicada na edição deste final de semana do Diário de Santa Maria. E, ao mesmo tempo, como observador, impressionado com a possibilidade de uma mudança política tão radical como a que, estou notando, mostra o vereador Tubias Calil, (ainda) do PMDB.
      Vamos por partes. Diz a reportagem do DSM que o parlamentar apresentou proposta para acabar com o Estacionamento Pago no centro, previsto em lei desde o início dos anos 80 e, de fato, implantado pelo então prefeito Evandro Behr, no início dos 90. Eu não sei se isso é constitucional – tenho muitas dúvidas a respeito.
      Mas não importa. O que interessa mesmo é que o que Behr, com clarividência, percebeu há mais de 15 anos, o caos do trânsito, Tubias, que na época era menos que um adolescente, obviamente não notou até agora.
      Gente, se o centro é hoje esculhambado, ainda assim é muuuuito melhor do que no final dos anos 80. Quem tem mais de 35 anos sabe do que falo. E mais: engendrou-se uma possibilidade, à época, com o projeto gestado pela Associação dos Jovens Empresários, com a contratação de garotos entre 16 e 18 anos, que era magnífico. Havia interesse social. Só que não é mais possível, porque a lei proíbe. Eles eram, os garotos, estagiários – o que não pode. E, por decisão tomada a partir do Ministério Público, a proposta se esfarelou.
      Então, havia várias alternativas. E a prefeitura optou pelos parquímetros. O que eu, aliás, defendo há pelo menos quatro anos (muuuito antes de uma empresa de Caxias do Sul ter vencido a licitação aberta pelo Executivo – antes que os maldosos, e eles existem, comecem a cacarejar).
      Mas o vereador, de forma inteligente, e que é contra os parquímetros, e suscetível a pressões as mais diversas, vindas de todos os lados, em vez de propor a quebra de contrato (sim, porque há um contrato), resolve tentar acabar com a lei do Estacionamento. E, com isso, em sendo aprovada, o centro vira, de fato E DE DIREITO, uma terra de ninguém.
      É por isso, pela possibilidade de retrocedermos 20 anos, que fiquei estarrecido com a notícia. Não posso crer nisso. Por que o vereador, simplesmente, não propôs o fim dos parquímetros? Hein? Por que não?
      Mas – sempre tem um mas – depois eu pensei. Não, não é por aí. A coisa não é bem essa. Na verdade, o objetivo do vereador é político. Ele está com vontade de mudar de partido. E quer agradar ao seu novo ancoradouro. Só pode ser isso.
      Lembram da Ford? Pois é. Aquela indústria que o Estado perdeu e foi para a Bahia? Lembrou agora? Pois é. O PT foi acusado de mandar a empresa embora. E foi criticado (penso eu de forma correta) porque o Rio Grande do Sul perderia não sei quantos empregos e não sei mais quanto de investimento que seria feito por aqui. Me faltam os números, mas sei que eram imensos.
      Pois, agora, o que estamos vendo em Santa Maria? A meeeesma coisa. Só que patrocinada por um vereador do PMDB. Sim, porque o que o vereador Calil está propondo, com uma visão tão canhestra e atrasada quanto a dos petistas que eram contra a Ford, é a expulsão de uma empresa da cidade.
      Com uma diferença fundamental: enquanto a Ford sequer chegou a instalar-se, gerando empregos, a concessionária dos parquímetros não só já está aqui como tem 48 funcionários, que são de Santa Maria. E que vão proporcionar pelo menos R$ 400 mil por ano, só em salários.
      E mais: a empresa investiu, em vários serviços contratados em Santa Maria, segundo reportagem do jornal A Razão, na sexta-feira, vultosa quantia. E gerou empregos indiretos. Sei que, só numa serralheria, foram quase R$ 100 mil, dando empregos a quem? A santa-marienses.
      Pessoalmente, não acredito que o vereador não saiba disso. Não saiba somar dois mais dois. A menos que…Bem, só pode ser isso. Tubias Calil quer ir para o PT. Deve ser isso. E, claro, vai arcar com as consequências. Porque, certamente, estarão no seu gabinete os quase 50 funcionários que perderão seu emprego, acompanhados de suas respectivas famílias. São cerca de 400 pessoas.
      Mas, enfim, e isso é fato político, certamente Tubias está mais interessado em trocar de partido. E, para isso, nada melhor que reproduzir, em nível local, o que seu novo partido já fez em nível estadual.
      Atenção, Cervejaria Colônia! Atenção, Paraty! Cuidado redobrado todas as empresas que não tem sede em Santa Maria. Embora gerem emprego e renda por aqui, vocês correm perigo. Vocês e todos os seus funcionários e as famílias deles. O vereador Tubias vem aí. E de partido novo.
      Ou será que estou muito enganado? Hein?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo