Arquivo

Valdeci pode vetar reajuste aos servidores do Legislativo. Lula e Rigotto serão os modelos. É só um

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou hoje o aumento salarial de 15% dos servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União. O veto, agora, volta ao Legislativo, que vai rejeitá-lo. Ou não.
      São fortes os indicativos segundo os quais o governador Germano Rigotto vai vetar o aumento salarial de 8% dos servidores do judiciário gaúcho, aprovado há 20 dias pela Assembléia Legislativa.
      A atitude, já tomada, de Lula; e a posição, muito provável, de Rigotto, poderão ser a base na qual se sustentará um eventual veto do Prefeito Valdeci Oliveira ao reajuste, já anunciado, de “em torno de 10%”, a ser concedido pela Câmara de Vereadores aos funcionários da Casa.
      Mais que uma informação, esse é só um palpite. Mas seria bom levá-lo a sério. Com que justificativa tomaria o prefeito essa decisão? Tarefa para o procurador jurídico da Prefeitura, Pedrinho Bortoluzzi. Mas uma suposta impossibilidade de outros poderes, que não o Executivo, concederem reajuste seria o mote para a determinação. Além do que, há um julgamento nesse sentido, em andamento no Supremo Tribunal Federal.
      Ah, no fundo, no fundo, o motivo real de Lula, Rigotto e Valdeci, para decidir pelo veto (se decidirem, no caso gaúcho e santa-mariense) é político, antes de econômico (as dificuldades financeiras de União, Estado e Município). Afinal, enquanto Lula propôs reajuste linear de 0,1%, Rigotto não quer saber de aumento e Valdeci propõe apenas 1%. E não podem, na ótica deles, ser praticamente desautorizados pelos outros poderes. Vai colar? Nããão sei. Mas é por aí.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo