Arquivo

Morre o jornalista Bira Valdez

Um dos principais nomes do jornalismo gaúcho, Ubirajara Valdez, morreu na noite desta quinta-feira, em São Paulo, onde estava, a trabalho. Ele era diretor geral da Rádio e TV Bandeirantes, de Porto Alegre. Leia, a seguir, a notícia, na íntegra, divulgada agora há pouco pelo portal Clic RBS:
     
      Morre aos 52 anos o jornalista Bira Valdez Ele teria sido vítima de um colapso cardíaco ao praticar exercícios
      Morreu em São Paulo por volta das 21h de hoje aos 52 anos o jornalista Ubirajara Leme Valdez. A causa da morte não foi confirmada. Ele teria sido vítima de um colapso cardíaco ao praticar exercícios em uma esteira no hotel onde estava hospedado.
      Bira Valdez, como era conhecido, ocupava o cargo de diretor-geral da Band RS. Aos domingos à noite, o jornalista comandava o programa Canal Livre, em rede nacional, na Bandeirantes. Bira já havia atuado na RBS, tanto na Rádio Gaúcha quanto na RBS TV.
      O corpo do jornalista deve ser removido ainda nesta sexta para Porto Alegre. Ele estava em São Paulo a trabalho.
      Bira Valdez nasceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1953. À paixão pelo rádio, ele atribuía, em parte, à mãe, que trabalhou como secretária da Rádio Nacional, no Rio. Bira teve o primeiro contato profissional com o rádio ainda na universidade, em 1972, em São Paulo. Era a primeira turma de jornalismo da Faculdade Objetivo.
      Sua vida profissional se iniciou na Jovem Pan. Começou como rádio-escuta, mas não demorou a passar para a redação e, em seguida, para a reportagem. Participou da cobertura do incêndio no Edifício Joelma, em 1974, quando a emissora ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.
      Com a carreira em ascensão, Bira decidiu enfrentar um novo desafio. Em 1975, veio morar em Porto Alegre, onde começou trabalhando na Rádio Gaúcha. Depois, passou pelas rádios Difusora e Guaíba. Ao mesmo tempo, começou a apresentar o Jornal do Almoço na RBS TV, onde permaneceu 12 anos. Saiu para administrar a própria empresa, uma produtora de áudio.
      Em 1993, a TV Bandeirantes estava colocando um novo programa no ar – o Rede Cidade. Bira Valdez foi convidado para assumir a equipe do telejornalismo responsável por essa produção. Um ano e meio depois, Bira assumiu a direção geral do grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul, dirigindo uma rádio AM, duas FM, e uma televisão, envolvendo cerca de 300 pessoas. Bira também atuou no teatro. Fez cursos e participou de peças, sempre alternando com a profissão de jornalista.
      Ele era casado com Ana Paixão Cortes, e tinha duas filhas, Paula Valdez, de 26 anos, e Vitória, de seis.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo