Arquivo

O shopping popular e o encontro do prefeito com os informais

Pode não ser decisivo. Mas é improvável. O encontro marcado para a tarde desta segunda-feira, entre o prefeito Valdeci Oliveira e seus assessores, com representantes da economia informal – artesãos, camelôs e ambulantes -, em que será apresentado o projeto do Shopping Popular, vai dizer muito do futuro do projeto que está na Câmara para a aquisição do antigo prédio do Cine Independência.
      O projeto de utilização do local, ainda é desconhecido e, aparentemente, é trancado a sete chaves no Centro Administrativo. Mas se trata, com certeza, de ponto fundamental na estratégia de convencimento dos seus futuros usuários, por parte do Executivo.
      A mudança para o novo local será tão mais facilitada – ou dificultada – conforme for a reação dos informais. Até agora, na prática, o que se sabe é que as lideranças são as mais refratárias à idéia, mesmo desconhecendo o projeto.
      No que toca aos camelôs, especificamente, e isso é fato notório, apontado por CPI acontecida na Câmara de Vereadores, a resistência se dá especialmente entre aqueles privilegiados – que têm mais de uma, ou até mais de duas bancas. Esses têm o que perder, não há como dizer que não. De outro lado, na “base”, há apoio.
      E, politicamente, a estratégia da administração pode ser facilitada porque em Porto Alegre, onde o problema, mesmo proporcionalmente, é ainda maior, a administração municipal – PPS/PTB, com o apoio do PSDB, do PMDB e do PFL – também pretende implantar um SR, curiosamente, pelas primeiras informações, exatamente nos moldes do que a administração de Santa Maria pretende.
      E, lá como cá, há a oposição dos informais. Na mesma medida em que o apoio da comunidade é igual, na capital e aqui. Também por isso, a reunião desta segunda tem tudo para ser muito importante. Se não decisiva. Pelo menos no que toca aos obstáculos para a implantação. Sim, porque a decisão, ao que sei, está tomada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo