Arquivo

Pimenta traz ao RS ao CPI do Tráfico de Armas

Por iniciativa do relator, o santa-mariense Paulo Pimenta, a CPI da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de armas estará amanhã e sexta-feira no Rio Grande do Sul.
      Durante os dois dias, os parlamentares vão ouvir, entre outros depoimentos, o dos repórteres do jornal Zero Hora, que publicaram, no final de março, matéria que trata do comércio ilegal de armas na fronteira gaúcha com a Argentina e o Uruguai.
      Também pretendem os deputados ouvir o médico Carlos Henrique Gross, preso em flagrante no final de abril, em Santa Cruz do Sul, por suspeita de porte ilegal de armas. Com ele foram encontradas 42 armas de calibres diversos, como rifles, fuzis e submetralhadoras, além de mais de 6 mil cartuchos.
      O irmão de Gross, o também médico Paulo César Gross, igualmente será ouvido pela CPI. Algumas armas encontradas com Gross seriam do irmão, fato que levou a polícia a indiciar Paulo César.
      Ainda prestarão depoimento, segundo informa a assessoria do deputado Pimenta, o delegado de Santa Cruz do Sul, Luciano Menezes, responsável pela prisão de Gross, o presidente do Tiro 4 Clube Gaúcho de Caça e Pesca, Edson Garrastazu, o presidente da Federação Gaúcha de Tiro Prático, José Carlos Duarte, além do oficial responsável pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da Terceira Região Militar, Carlos Roberto Pacheco de Melo.
      Tanto o clube de tiro quanto a federação gaúcha foram citados no depoimento do pecuarista Luís Mário de Oliveira Belleza, no dia 4 de maio, à CPI, como fonte de compra de munição. Belleza foi preso em abril de 2003, em Bagé-RS, com mais de 30 mil cartuchos de vários calibres e 47 armas, entre fuzis, rifles e pistolas.
      Afora os depoimentos, pretendem os parlamentares visitar uma fábrica de armas. No caso, a Taurus, que, na manhã desta quinta-feira, receberá o grupo de parlamentares. Eles irão conhecer o processo de fabricação, a segurança implantada, os mecanismos utilizados para a identificação das armas e o modo como se dá o comércio do produto.
      Pretende-se, segundo o relator, Paulo Pimenta, identificar possíveis falhas e apontar soluções e sugestões para tornar o comércio mais seguro e o controle mais eficaz.
      Participarão das diligências, além de Pimenta(PT-RS), Moroni Torgan>/B> (PFL-CE), Ennio Bacci (PDT-RS), Francispo Appio (PP-RS), Pompeo de Matos(PDT-RS), Onyx Lorenzoni (PFL-RS), Nilton Baiano (PP-ES), Neucimar Fraga (PL-ES), Laura Carneiro (PFL-RJ), Reginaldo Germano (PP-BA) e Zico Bronzeado (PT-AC).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo