Arquivo

Ariberto Sendtko e o excesso de discurso

Colaborador desta página desde a primeira hora, Ariberto Sendtko envia nova opinião. Ele compara as atitudes, segundo ele petistas, em defesa de João Pedro Stedile, líder do MST, aos ataques ao vereador que, recentemente, incitou a invasão à Prefeitura. Deduz-se, do que ele escreve, que há comportamentos diferentes, para atitudes semelhantes. Enfim, julgue você mesmo, caro internauta. Ah, e, ao final do texto, presta homenagem a Geolar Badke, falecido esta semana. Leia o texto
     
      Excesso de Discurso
     
      Leip a notícia, que a 5a. Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedeu, por unanimidade, liminar em habeas corpus em favor do líder nacional do MST, João Pedro Stedile, para trancar a ação penal movida contra ele pelo Ministério publico na Justiça de Canguçu, por incitação a violência.
      Foi denunciado por ter incentivado agricultores à prática de crimes como constrangimento ilegal, esbulho possessório e lesão corporal, onde disse textualmente ¨tirar de cima da terra quem esta estorvando o progresso do Brasil¨.
      De acordo com a desembargadora Genaceia da Silva Alberton, ¨no caso a contextualização das palavras do líder do MST se apresenta como excesso de discurso sem a evidência do dolo efetivo visando a prática dos crimes apontados na denúncia¨.
      Todos sabemos que o MST foi e é um braço do Partido dos Trabalhadores, apesar de, hoje em dia, as bandeirinhas vermelhas não estarem hasteadas nos acampamentos e assentamentos existentes; simplesmente sumiram. Talvez porque o discurso nem sempre é igual à prática.
      Mas o que me chama atenção na notícia acima, é que se em nível nacional ou estadual, o Partido dos Trabalhadores e seus aliados lutam na justiça para inocentar seus militantes, de possíveis exageros de linguagem, em nossa cidade acontece o contrário.
      Ou vão me dizer que o que disse certo vereador, quando incitou a invasão da Prefeitura, também não é um caso de excesso de discurso sem evidência do dolo efetivo?
     
      Mudando de assunto, gostaria de fazer uma homenagem ao Prof Geolar Badke, Farmacêutico, falecido esta semana. Talvez o farmacêutico mais antigo de nossa cidade que ainda se encontrava entre nós. Pessoa de íntegro caráter, defensor da classe farmacêutica desde sua juventude ate os seus últimos dias, além de grande batalhador pelas causas sociais de sua comunidade. Já deixou saudades.
      Ariberto Sendtko Filho

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo