Arquivo

EXCLUSIVO: vice do PMDB fala da crise interna e sugere Schirmer para a Presidência

A propósito das notas que esta página publicou, no final da noite de ontem, com exclusividade, dando conta dos nomes dos 38 que renunciaram ao Diretório Municipal do PMDB, forçando a sua dissolução, recebi e-mail do 1º vice presidente da agremiação, Robson Zinn, que, registre-se, não está entre os renunciantes.
      Na correspondência, Zinn concorda com a tese do jornalista, de que uma das causas (a última, na verdade) foi o forrobodó ocorrido na eleição da Juventude do Partido. Mais: sugere que um dos motivos da derrota eleitoral do ano passado teria sido a desarticulação partidária (livre interpretação deste repórter). E, por fim, sugere que o maior nome da agremiação na cidade, o deputado federal Cézar Schirmer, assuma, de direito, o PMDB, sendo o presidente da Comissão Provisória a ser nomeada. É! Não faltam conflitos ao PMDB, vamos combinar. Leia, a seguir, o e-mail de Zinn, na íntegra:
     
      Prezado Claudemir:
      Os fatos políticos nem sempre são como se apresentam. Tal processo de renúncia, sem dúvida alguma, tem como justificativa as eleições da Juventude (que, inclusive, já me manifestei a respeito do assunto). Mas não é só isto.
      A respeito das teses apresentadas, me enquadro na que busca preservar a unidade partidária inclusive publicamente, pois nunca fui chamado a discutir e construir a tese da renúncia. Registre-se que, inclusive, não sou contra a mesma, pois é uma possibilidade, desde que sirva de instrumento para mudar o PMDB para melhor.
      Reconheço na administração de (Cláudio) Rosa as dificuldades oriundas de acumular com a função de Presidente do PMDB com a de vereador e líder da oposição, além de que o esvaziamento político de sua Executiva, pois ter o nome na Executiva e no Diretório e completamente diferente em ter participação ativa na vida do PMDB.
      Afirmo isto com a tranqüilidade de quem todos os dias atua política e juridicamente em nome do partido.
      Particularmente, o ato de renúncia não pode ser creditado ao presidente Rosa, mas sim em decorrência da necessidade de se renovar e dar novo ânimo ao PMDB local.
      As disputas internas estão muito acirradas e serve como exemplo “o golpe da JPMDB” e a escolha do nosso futuro deputado estadual.
      Existem ainda no PMDB pessoas que se acham proprietárias das decisões políticas, o que é em parte o caso que determina tal ato de renúncia.
      O Rosa está respondento neste momento pelos erros de alguns de seus aliados que lhe empurrarm “o golpe das eleições da JPMDB” e erros cometidos por este mesmo e com tal atitude deu margens para ser politicamente atacado e municiou o discurso para conseguir adeptos à tese de renúncia.
      Quanto a mim, não assinei por entender que poderia ser feita a reformulação do Diretório através de outra forma menos traumática do que a posta em prática neste momento.
      Meu cargo e minha função no PMDB sempre estiveram à disposição dos demais companheiros do partido e de nosso deputado federal. Acredito que as pessoas que assinaram ou deixaram de fazê-lo não o fizeram por causa de Rosa, mas sim pelo PMDB como um todo. Perdemos a última eleição inclusive pela ausência partidária.
      Rosa já estava com seu mandato no final (restavam apenas quatro meses) e acredito que muitoooo pouca coisa se mudará na comissão provisória que será indicada. Temos que acalmar os ânimos.
      Por fim, ninguém melhor que o próprio Dep. Fed. Cézar Schirmer (que efetivamente não está se envolvendo no caso) para assumir as rédeas do Partido neste momento, pois conseguiria unificar as forças divergentes e inclusive encaminhar um novo Diretório de consenso (se isto for possível).
      Ademais, agora é só esperar…
      Saudações peemedebistas…
      Robson Luiz Zinn
      1º Vice-Presidente da Executiva Municipal (por enquanto, aguardando a dissolução do Diretório)

     
      OBSERVAÇÃO: Quem desejar saber quem renunciou ou não, leia as notas logo mais abaixo, respectivamente “EXCLUSIVO: os 18 que não renunciaram. Se apóiam Rosa é outra história” e “EXCLUSIVO: os 38 que querem derrubar Cláudio Rosa”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo