Arquivo

Uma proeza petista: seis candidatos à Presidência

O PT santa-mariense é mesmo incrível. Conseguiu, em meio a uma crise política nacional em que a agremiação se encontra exatamente no olho do furacão, apresentar nada menos que seis candidatos à presidência – no pleito que acontece em setembro.
      Completamente rachado, com sua corrente majoritária em dois pedaços, não se sabe o que acontecerá. Mas é possível, ao menos, conjecturar – com base nas informações provenientes do interior do partido.
      Por partes.
      Os seis candidatos, inscritos no final da tarde, início da noite de hoje, com seus respectivos apoios internos, são os seguintes:
      FERNANDO MENEZES – até prova em contrário, o candidato oficial da corrente interna Ação Democrática. Mas tem, pouco mais ou menos, a metade do apoio interno, e seu maior patrocinador político é o deputado estadual Fabiano Pereira, além de, não obstante demonstração em contrário, três dos quatro vereadores: Jorge Trindade, Loreni Maciel e Luiz Carlos Fort.
      VILMAR GALVÃO – o vereador líder do governo na Câmara é o estuário do descontentamento interno da AD, e concorre com o apoio expresso do prefeito Valdeci Oliveira, do vice Werner Rempel (que não é da corrente, mas lidera o grupo oriundo do PMDB, inclusive o secretário Heitor Peretti), e da corrente Unidade na Luta (personificada em Luciano Ribas, que desistiu de concorrer em faixa própria).
      RAUL VILLAVERDE – é o representante da segunda maior corrente petista em Santa Maria, o PT Amplo, que tem em Paulo Pimenta o seu principal nome, secundado pela secretária (e vereadora) Misiara Oliveira.
      ALFONSO HENRIQUE LAUTENSHLAGER – representante solitário (ou pouco mais que isso) da tendência Movimento PT, que tem na deputada Maria do Rosário, a maior figura estadual.
      CRISTIANO SCHUMACHER – um dos líderes do Movimento pela Moradia, é o representante, no processo sucessório, das ditas correntes esquerdistas do partido. É da Democracia Socialista e tem o apoio da Articulação de Esquerda e da Tendência Marxista. Os três grupos, mesmo somados, são minoritaríssimos no PT santa-mariense.
      NEI JUAREZ COLOMBOSe apresenta como concorrente independente. É o chamado candidato do “eu sozinho” e se trata apenas de uma curiosidade, na eleição.
     
      COMENTÁRIO MEU: A apresentação do sexteto é a afirmação absoluta da divisão petista em Santa Maria. Nos próximos dez dias, haverá intensas negociações visando a redução do número de candidatos. Objetivamente, porém, a disputa se dá entre Menezes e Galvão. Um deles terá o apoio de Villaverde e grupo. O que conquistar essa adesão, será o grande favorito, indiscutivelmente.
      O que pode acontecer, de diferente, é o “Amplo” de Villaverde, Pimenta e Misiara, resolver manter a candidatura do primeiro. Nesse caso, e só neste, o resultado é imprevisível, exceto pelo fato que ninguém deles obterá 50% dos votos, remetendo, inevitavelmente, a decisão para um segundo turno.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo