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Enfim, a Santa Fé vem meeeesmo. Está tudo assinadinho

Com a presença, a rigor, de todo mundo que de alguma maneira ajudou no processo, e muito mais gente, foi assinado na manhã desta sexta-feira, nas antigas oficinas do KM 3, o último documento a garantir a vinda, para Santa Maria, de uma unidade fabril da Santa Fé Vagões. A empresa gerará, ao longo de sua implantação e consolidação, pelo menos 400 empregos diretos e até mil indiretos.
      Quem não veio foi por que não pôde mesmo. O deputado federal Cézar Schirmer, do PMDB, por exemplo, que foi citado em vários pronunciamentos, inclusive o do prefeito Valdeci Oliveira (que ressaltou a destacada atuação do parlamentar nas negociações junto ao Governo do Estado), teve como representante a líder de seu partido na Câmara de vereadores, Magali Adriano.
      Outro ausente, o governador Germano Rigotto, também com outros compromissos (e assinou ontem o protocolo, em Porto Alegre), esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luiz Roberto Ponte.
      E a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, por fim, também fez uma grande cobertura jornalística. Ainda que se possa ressalvar que se trata de fonte oficial, é importante realçar o trabalho dos colegas. Carine Prevedello, Jaiana Garcia e Leonardo Moretti são os responsáveis pelos textos distribuídos aos veículos locais e estaduais. Você pode encontrá-los, na íntegra, na página do município (www.santamaria.rs.gov.br) na internet.
      Aqui, vamos reproduzir apenas parte do primeiro deles, o de abertura, assinado por Carine. Ei-lo:
     
      SANTA FÉ – Grande ato confirma vinda da Santa Fé, marcando o resgate do perfil ferroviário de Santa Maria
     
      Mais do que a confirmação da vinda da fábrica de vagões Santa Fé para Santa Maria, o ato de assinatura do Protocolo de Intenções entre a Prefeitura, Governo do Estado e a empresa, na manhã desta sexta (26), foi um símbolo de resgate do perfil ferroviário da cidade. Cerca de 1000 pessoas, entre ex-ferroviários, autoridades e comunidade em geral, participaram da cerimônia, na área das antigas oficinas do Km 3. O ato iniciou às 10h45min, sobre um palco montado na plataforma de um vagão, com a leitura do Protocolo, estabelecendo os compromissos da empresa e os incentivos concedidos pela Prefeitura.
      Representando a categoria, o ex-ferroviário Jefferson Ketz abriu os pronunciamentos, fazendo um agradecimento à Prefeitura, Governo do Estado e diretores da empresa pelo resgate do patrimônio ferroviário e a retomada do desenvolvimento em Santa Maria.
      O gerente de Operações da América Latina Logística, Antônio Roberto Oliveira, disse que a ALL “tinha uma dívida com Santa Maria, que está começando a ser solucionada com a recuperação que a Santa Fé vaio trazer para parte do patrimônio ferroviário”. Ele ainda elogiou o Prefeito Valdeci Oliveira, “incansável nas negociações”, e encerrou dizendo que a fábrica vai “devolver ao povo de Santa Maria sua história”.
      O diretor-presidente da Santa Fé, Carlos Guimarães, agradeceu a acolhida dos santa-marienses e prometeu muito trabalho para transformar as antigas oficinas do Km 3 em uma empresa forte e competitiva. Representando o Governador Germano Rigotto, que não pôde vir a Santa Maria, o Secretário de Desenvolvimento do Estado, Luiz Roberto Ponte, disse que “a união da comunidade foi decisiva e que a vinda da Santa Fé é uma semente forte para aglutinar diversos outros investimentos e geração de desenvolvimento na região”. Ponte destacou a importância do Fundo de Operação Empresa (Fundopem), programa do Governo do Estado que garantiu incentivos para a Santa Fé. A seguir, houve a assinatura do Protocolo e o pronunciamento do Prefeito Valdeci Oliveira.
      Prefeitura fará parte da infra-estrutura e diminuiu impostos
      A Santa Fé Vagões fará um investimento inicial de R$ 5 milhões na montagem da estrutura, contratação direta de 400 pessoas e geração de 1000 empregos indiretos em Santa Maria.
      A perspectiva de capacidade máxima do complexo que será montado na cidade é a fabricação de mil vagões por ano. A administração municipal comprometeu-se com a construção de um muro de 1,6 mil metros de concreto, uma cerca com 445 metros de tela e 1,5 mil metros de arame farpado.
      A empresa estará isenta do pagamento de IPTU e terá uma redução do índice de 5% para 2% do ISSQN.

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