Arquivo

Adeli Sell, o “caçador de informais”. Não será simples demagogia eleitoreira?

Acabo de fazer meu comentário diário, na rádio CDN. Falei sobre as manifestações do ex-secretário municipal e atual vereador, em Porto Alegre, Adeli Sell. O sujeito, definitivamente, é muito engraçado. Diz que vai tentar barrar, no Tribunal de Contas do Estado (e não no Judiciário, como deveria, penso eu, se desejasse meeeesmo) a compra, pela prefeitura, do prédio do Cine Independência, para nele instalar o shopping popular.

Sell é, definitivamente, risível. Afinal, foi secretário na capital, fez inúmeras incursões repressivas sobre camelôs e ambulantes e, simplesmente, não resolveu o problema. Mas vive dele. É seu cavalo de batalha e, com ele, elegeu-se vereador. Tirando a sua própria solução, nada feito. Tanto que, agora, quem quer resolver o problema, em Porto Alegre, é o atual prefeito, José Fogaça.

De qualquer forma, como discurso, vale. Tanto que Sell é candidato a deputado em 2006. Então, dê-lhe demagogia. Atrás do voto dos que possam acreditar nele em Santa Maria. Eu não! Em todo caso, para quem quiser, leia a matéria, assinada pelo repórter Fabrício Minussi, publicada na edição de hoje em A Razão:

“Caçador de informais” está de volta

Quando esteve em visita a Santa Maria em 2004 o então secretário de Município do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Adeli Sell, não passou por desapercebido.
Não só por ostentar um pomposo chapéu – uma de suas marcas registradas – mas também por ter proferido duras críticas quanto a postura da Prefeitura de Santa Maria no que se refere ao tratamento dado ao comércio informal na cidade, em especial aos camelôs da Avenida Rio Branco.
Rotulado de “o caçador de informais”, por onde passa Adeli costuma não medir palavras quando o assunto é comércio de contrabando e pirataria. Foi assim quando ele era secretário de Município de Indústria e Comércio de Porto Alegre na gestão de Raul Pont (PT), e continua sendo hoje, como vereador da bancada do PT na capital gaúcha.
E se depender do colega de partido do prefeito Valdeci Oliveira a compra do antigo Cine Independência por parte do Executivo Municipal para a implantação de um Shopping Popular para abrigar camelôs, artesãos e ambulantes não sairá do papel e pode até parar no Tribunal de Cointas do Estado (TCE). O vereador petista disse que irá representar contra a Prefeitura de Santa Maria por entender que o Município não pode utilizar recursos públicos para a promoção do comércio de contrabando e material pirateado na cidade.
Santa Maria é um dos municípios gaúchos que estão sendo alvo de investigação por parte do parlamentar que quer acabar de vez com o comércio, promoção e investimentos públicos em atividades consideradas ilícitas e que estariam burlando os fiscos estadual e federal. Cidades como Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul e São Leopoldo, onde segundo o parlamentar a situação é insustentável, estão na mira de um levantamento que será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) dentro de no máximo 90 dias.
Até o final de outubro, o vereador pretende fotografar a atividade informal na cidade e anexar o material que será encaminhado ao TCE. Ele espera, com isso, barrar o investimento de aproximadamente R$ 1.2 milhão que a Prefeitura de Santa Maria irá aplicar na remodelação do antigo Cine Independência.
O recurso, segundo o secretário de Município do Desenvolvimento Econômico, Pedro Stangarlin, virá dos orçamentos das secretarias de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico – mais especificamente de rubricas do turismo e desenvolvimento industrial. O secretário respondeu às críticas feitas pelo vereador.
“Não conheço este senhor, nunca ouvi falar nele mas deve se tratar de um demagogo. Mas ele tem o direito de falar o que quiser”, disparou Stangarlin.
Já o prefeito interino, Werner Rempel (PT), afirmou através da Assessoria do Gabinete do Prefeito que Executivo não irá se pronunciar a respeito do assunto e que se o vereador representar contra o prefeito, que o caso será tratado pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo