Cai retorno de ICMS de Santa Maria

O Diário Oficial do Estado divulgou ontem o “Indíce de Retorno do ICMS para 2006”, de todos os municípios gaúchos. No caso de Santa Maria, é de 1,072559, o que significa uma queda de 0,49% em relação a 2005.
      Podem existir outros fatores a explicar essa redução, mas persiste, ainda, o efeito dos problemas com estiagem, má condição das estradas e até a queda da ponte do Verde (lembra?), de três anos atrás. Houve sensível queda de vendas no comércio, por exemplo, com a impossibilidade, quase, da vinda de consumidores de outros municípios próximos. Estes, é evidente, se aproveitaram legitimamente da situação e acabaram se fortalecendo.
      Lembro bem que, na ocasião, técnicos fazendários e de outros setores já alertavam para a bomba de efeito retardado. Pois é. Está aí o resultado.
      O município, embora tenha a quinta maior população do Estado (266.042 habitantes residentes), em retorno de ICMS é apenas o 16º. O que se espera – e esse é o fator de otimismo a ser ressaltado – é que os investimento agora anunciados, em algum momento comecem a render. Mas teremos que aguardar um pouco mais, com certeza, para recuperar as muitas posições perdidas na última década.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *