Arquivo

Chapão ganha eleição do PT em Santa Maria e Jarcedi é o presidente

Exatos 634 petistas foram às urnas, hoje, em Santa Maria para eleger a nova direção partidária. Um número considerado satisfatório pela maioria das lideranças – ainda que bem inferior aos cerca de mil que compareceram ao último pleito do gênero, no PT local.

O resultado foi o já esperado: o chapão formado em torno das maiores tendências (Ação Democrática, PT Amplo, Unidade na Luta, Movimento PT e grupo do vice-prefeito Werner Rempel, entre outros) elegeu o maior número de integrantes do Diretório Municipal e, para a presidência, Jarcedi Terra.

Foram 433 votos para Jarcedi e 133 para as correntes mais à esquerda, que concorreram com Cristiano Schumacher para a Presidência. Também este reconheceu que o número de eleitores foi satisfatório, mas ressalvou à repórter Elisa Pereira, do jornal A Razão, que os votantes, em sua maioria, são “orgânicos” do PT, e não resultado de uma mobilização significativa. O que, aliás, é correto.

A crise afastou os militantes, digamos, “espontâneos”. Quem compareceu foram os ligados diretamente às tendências ou ao governo municipal. Ainda assim, convenhamos, foi um número significativo – muito superior ao que se poderia imaginar. O que mostra, em princípio, que em Santa Maria ao menos, o PT continua a ser uma sigla forte. Mesmo com a óbvia crise nacional.

O candidato independente Nei Colombo, ao entregar à imprensa, mais exatamente ao jornal Diário de Santa Maria, e depois ao Ministério Público, denúncia dos problemas (até então desconhecidos do público) internos da agremiação, foi isolado pela militância e pelos dirigentes e acabou fazendo ridículos 10 votos. Menos que os 12 nulos e ainda menos que os votos em branco, 46.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo