Arquivo

Coluna Observatório: “Pimenta, Schirmer e Farret, ok. Já o Fabiano…”

A formulação das listas partidárias para deputado, no pleito de 2006, segundo as informações do Congresso, será feita dando precedência aos atuais parlamentares, na ordem em que foram eleitos em 2002. Como ficariam os atuais representantes santa-marienses, se essa hipótese, hoje bastante provável, se confirmar?

Há consenso. Como o PT, desgastado pela crise, deverá reduzir sua representação, seus nomes são os mais ameaçados. Isso, em princípio, não desfavorece Paulo Pimenta. Afinal, ele foi o segundo colocado de uma bancada federal de oito. Só um desastre completo faria, no Rio Grande do Sul, os petistas perder ¾ de sua representação federal. Problemão, meeeesmo, é o de Fabiano Pereira. Ele se elegeu em 13º numa bancada de 13 deputados estaduais. O PT reduzindo sua representação, e o santa-mariense seria eliminado. Uma hipótese mais do que provável, convenhamos.

Se o PT cai, seus opositores sobem. É o óbvio. Nesse caso, Cezar Schirmer (que foi o quinto de uma bancada de seis deputados federais), se encontra em situação bastante confortável. O PMDB, que deve crescer, pode até perder uma cadeira que ele estará garantido. Mais tranqüila ainda é a posição de José Farret. O pepista foi o quinto de uma bancada de 10. Isto é, para perder sua vaga, o ex-prefeito teria que ver o seu PP reduzido a menos da metada. Impossível, pensa a coluna. É, looooonge, se confirmadas as mudanças na legislação, com a adoção de listas, o mais garantido de todos os parlamentares da cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo