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Coluna Observatório: a seção “Não custa lembrar”

Haverá recursos abundantes para a próxima campanha?

Em 3 de agosto de 2002
“A coluna apurou o custo de certos materiais que têm sido utilizados na campanha eleitoral. Assim, descobriu que, com R$ 6.400, um candidato manda fazer 10 mil cartazes (R$ 0,64 a unidade) de boa qualidade. Pelo mesmo preço, ao custo unitário de R$ 0,32, é possível confeccionar 20 mil bandeirolas dessas que estão ornando os postes das cidades gaúchas. Ah, e um carro de som de tamanho médio, devidamente equipado, custa R$ 18 mil por dois meses.”

Hoje:
Há exatos 37 meses e uma semana, a coluna explicava o custo de alguns materiais de campanha. Dava bem para medir quanto o candidato poderia, se tivessem recursos, gastar na corrida por uma vaga de deputado, por exemplo. A pergunta é: após tantas denúncias e o inevitável encolhimento dos financiadores, daqui a um ano, antes do próximo pleito, os concorrentes terão como bancar despesa que, corrigida a inflação, será ao menos 25% maior?

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