Arquivo

CPI da assistência social define primeiros depoentes. Mas, e se mudarem seus integrantes?

Em reunião na manhã de hoje, a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada pela Câmara de Vereadores para apurar possíveis irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social definiu a lista inicial dos depoentes.

Até o próximo encontro, marcado para segunda-feira, dia 19, às 9h, seus integrantes, tubias Calil, do PMDB, o presidente; Jorge Pozzobom, do PSDB, o relator; e Isaias Romero, do PDT, vão analisar os documentos de posse da CPI, para, então, realizar as convocações.

Os primeiros a ser chamados, decidiu-se hoje, serão o prefeito Valdeci Oliveira, a secretária Misiara Oliveira, o chefe de gabinete Alexandre Bento, a presidente do Conselho Municipal da Criança Maria de Lourdes Castro, o ex-procurador Pedrinho Bortoluzzi, além de Luciane Deiques e Lisandro Santos Machado.

A reunião desta quarta-feira foi a terceira, desde a instalação da CPI, na semana passada. Só que, nesta quinta, o plenário da Câmara vai apreciar recurso interposto pela bancada do PT, insatisfeita com a composição da comissão – em que, contrariando a praxe política, a oposição, por decisão do Presidente da Casa, Júlio Brenner, do PSDB, tem todos os integrantes.

Na hipótese, que este jornalista considera bastante possível, de acatamento do recurso, como fica a CPI? Será reinstalada, certamente, mas, e as decisões já tomadas? Na verdade, a resposta é simples, me parece. Começa tudo de novo. E pronto.

Ah, segundo as palavras que ouvi hoje, em entrevista à TV Pampa, do líder do governo no Legislativo, Vilmar Galvão, não havendo reversão pelo plenário, há a intenção de ingressar com mandado de segurança, solicitando a ação do Poder Judiciário.

Mmmmmm… A atitude nitidamente antidemocrática (e, o mais grave, desnecessária) tomada outro dia, até pode ser legal, mas terá se constituído no que, popularmente, se chamaria “bola fora”. E, decididamente, sem necessidade.

Não custa repetir: a oposição sempre teria maioria na CPI. Mas optou pela totalidade. Faltou inteligência, convenhamos. Para dizer o mínimo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo