Arquivo

Greve docente na UFSM, o complicador e a novidade

Ainda é reduzido o número de docentes que participa do movimento paredista deflagrado em assembléia realizada na última quinta-feira, 1º de setembro.

Existe esperança, por parte dos integrantes do comando de greve e do sindicato dos professores, de uma mobilização maior. Mas há um complicador: o feriado de 7 de setembro, que pode, por mais que se esforcem as lideranças, dispersar ainda mais a categoria.

Em todo caso, há pelo menos uma novidade nesse movimento que tenta se mover no interior da universidade: o Diretório Central de Estudantes convocou assembléia geral para a próxima quarta-feira, 14. Na pauta, entre outros temas, as greves – a dos docentes, que paralisam as aulas, e a dos servidores, que impede o funcionamento de instrumentos essenciais para o ensino, como a Biblioteca e os Restaurantes Universitários, por exemplo.

Leia, abaixo, o texto enviado aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa do Sindicato Docente, com o relato, na visão deles, do dia de hoje:

Dia de mobilização na UFSM
Esta manhã de terça, 6, foi dia de mobilização do comando de greve dos docentes no campus da UFSM. Desde às 7h20min um grupo de professores participou de uma distribuição de panfletos no arco de entrada do campus, através dos quais conclamaram o restante da categoria a aderir à greve por tempo indeterminado, iniciada nesta segunda, 5. Após essa atividade, o comando se reuniu no hall de entrada do Centro de Tecnologia, onde está sendo instalada a logística do grupo.
As atividades de greve não param nem no feriado de 7 de setembro. Haverá participação no “Grito dos Excluídos” na Praça Saldanha Marinho, atividade marcada para ocorrer das 11h às 16h.
Para quinta, 8, as atividades programadas são: às 10h, um sub-grupo do Comando se reúne no Auditório Pérsio Reis (Centro de Tecnologia) para discussão sobre a participação dos professores substitutos. Conforme o professor Diorge Konrad, integrante do Comando de Greve, tanto substitutos como docentes em estágio probatório têm direito à greve.
Ainda na quinta, às 10h, haverá reuniões com professores do Centro de Educação e, no mesmo horário, no Centro de Ciências Naturais e Exatas. Konrad afirma também que o Comando está à disposição para reuniões em departamentos com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a greve.
O presidente da SEDUFSM, Carlos Pires, viaja a Brasília na sexta, 9, para compor o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN. É praxe as seções sindicais enviaram representantes para o Comando Nacional durante o período em que ocorrem paralisações de abrangência federal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo