Arquivo

No pleito estadual, Pimenta mostrou sua força. No nacional, foi Valdeci

A avaliação ainda é preliminar, mas os resultados dos pleitos estadual e nacional, que também aconteceram hoje, mostraram, objetivamente, a força interna de duas lideranças petistas em Santa Maria: o deputado Paulo Pimenta e o prefeito Valdeci Oliveira.

Alguém dirá: mas Fabiano Pereira também venceu. É verdade, mas não foi possível medir sua força política pessoal – na medida em que ele não destacou um nome em especial para votar, o que aconteceu com Valdeci e Pimenta. Enfim, até pode estar forte – mas não se sabe o quanto. Ao contrário dos outros dois.

Por que é possível afirmar que Valdeci se fortaleceu?
No pleito nacional, diante da desistência do candidato inicial do ex-ministro Tarso Genro, o prefeito optou por distanciar-se do concorrente do “Campo Majoritário”, Ricardo Berzoíni, optando pela candidatura de Valter Pomar, da Articulação de Esquerda. Pode-se afirmar que os 130 votos obtidos por Pomar tenham a influência direta de Valdeci.
Berzoíni venceu em Santa Maria, com 305 votos – dados, entre outros, pelos integrantes da AD vinculados a Fabiano, mas também aos apoiadores da Unidade na Luta e, sobretudo, do PT Amplo, de Pimenta.
Os demais candidatos votados na cidade: Raul Pont, 89; e Maria do Rosário, 46; para ficarmos nos mais expressivos, foram apoiados pelas correntes mais à esquerda.

Por que é impossível afirmar que Fabiano Pereira se fortaleceu, embora isso possa ter ocorrido?
Simples. O deputado estadual petista pode ter (e tem) força, mas ela foi diluída. Afinal, a exceção de Valdeci e das correntes de esquerda, todos fecharam com o Campo Majoritário. Quantos são votos de Fabiano? Ninguém sabe. Por isso, a dificuldade de aferir a verdadeira força do parlamentar, no interior do Partido, em Santa Maria.

Por que ficou fácil constatar que Paulo Pimenta mantém sua força?
Simples, muito simples. Se no pleito nacional, há confluência de votos das várias tendências majoritárias em torno do vencedor, Berzoíni, no pleito estadual as diferenças foram bem nítidas.
Aqui venceu, como deve ter ocorrido, aliás, em todo o Estado, o ex-governador Olívio Dutra, com 380 votos. Os nomes de Luix, 4 votos, e Laércio, 1 voto, apenas constaram na votação. Já Estilac Xavier, o nome apoiado, aqui, exclusivamente pelo PT Amplo de Pimenta, fez expressivos 224 votos.
Por esse pleito, exclusivamente, pode-se concluir, com facilidade: Pimenta controla pelo menos um terço do PT em Santa Maria. Não decide nada sozinho. Mas, objetivamente, ninguém também toma qualquer atitude sem ele. E isso não é pouco, convenhamos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo