Arquivo

Os vereadores, a internet e a transparência. Fala o internauta

Há algum tempo, coisa de mês e meio mais ou menos, o internauta Fabrício Aguirre demonstrou, aqui mesmo, sua indignação com o fato de o vereador Luiz Carlos Fort, do PT de Santa Maria, ter enviado a um sem número de pessoas, via internet, sem autorização, material sobre seu mandato.

Agora, Aguirre volta para fazer, ao mesmo tempo, uma crítica e uma sugestão. Alias, ambas procedentes e muito boas. Se as aceitarem, com certeza os parlamentares (e seus eleitores, e os cidadãos) sairão ganhando.

Leia a correspondência que ele envia, e tire sua própria conclusão:

Caro Claudemir,
Após o fato ocorrido no mês passado, com aquele acontecimento do vereador Fort, utilizando-se do e-mail de maneira ilegal, pude verificar que os vereadores de Santa Maria ainda não sabem o potencial que a internet tem para atrair eleitores e manter a transparência do processo legislativo.
Poucos (Ovídio Mayer, Julinho, Galvão) vereadores têm página própria na grande rede, e alguns nem mesmo fazem bom uso do espaço gratuito quea câmara disponibiliza ((http://www.camara-sm.rs.gov.br/Vereadores/nome).
Penso, inclusive, que as empresas que cuidaram das campanhas já deveriam ter providenciado uma página para cada candidato/vereador.
Neste site deveriam constar projetos propostos, o andamento e a votação dos mesmos. Pode-se realizar enquetes e disponibilizar um espaço para receber as opiniões dos eleitores. Com isso se daria mais transparência ao mandato.
Pelo que vi, sequer consta a opinião dos vereadores quanto ao referendo que se realizará daqui a cerca de 40 dias, ou sobre quais os membros de cada gabinete, transcrições de discursos e comissões das quais participam.
Santa Maria não pode ficar no atraso, com um pé no século passado. É preciso ver que a internet é uma realidade e deve ser utilizada em favor da democracia.
Abraços e obrigado pela atenção.
Fabrício Barcellos Aguirre

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo