Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Sinprosm, embrabecido, responde ao jornalista. Agora, com histórias romanas. E outras mais

Já escrevi aqui, e na coluna Observatório, que publico no jornal A Razão, que o Sindicato dos Professores Municipais é, de longe, a mais combativa entidade de trabalhadores em atividade nesta terra. O que não a torna imune de críticas, longe disso. É o que tenho feito, sempre que entendo necessário.

A banca paga e recebe. Na hora do elogio (a combatividade), o pessoal gosta. Já na hora da crítica… bem, aí é “pau puro” no jornalista. Nada com o que não se esteja acostumado.

Em todo caso, convido o internauta a reler a causa (Professores municipais boicotarão desfile de 7 de Setembro. E as crianças? Ora, as crianças!, postada em 31/8/2005, às 00:31:26 e a ler, a seguir, a paulada, ops, a consequência. Ela veio sem título e assinatura (mas veio pelo e-mail do Sinprosm), por isso sem título e assinatura é publicada. E na íntegra:

Prezado colunista, acreditamos sinceramente que ocorreu algum tipo de equívoco em sua leitura de nosso release encaminhado à imprensa a respeito do boicote ao desfile de 7 de setembro. Talvez por ter feito uma leitura pré-concebida ou quem sabe pela simples falta de informação a respeito dos fatos, alguns detalhes tem sido omitidos e outros sagazmente manipulados pelas palavras do nobre jornalista.

Veja bem, em seu comentário publicado no site em 31 de agosto, o senhor diz que professores e alunos ficarão em casa ao invés de irem ao desfile. Aqui temos a primeira falácia de seu discurso. Na verdade, o Sinprosm, que segundo suas próprias palavras é o sindicato mais atuante e combativo da cidade, não realiza atividades para que seus membros fiquem sentados acompanhando de suas poltronas a cidade deixar de investir em Educação e Cultura.

Nossas atividades são voltadas, pelo contrário, ao bem-estar dos alunos e sua formação,acreditamos que servirem de massa de manobra para os eventos da Prefeitura não significa formar cidadãos. Assim, para comemorar a “Independência”, estaremos realizando uma ampla programação nas escolas, com atividades que irão proporcionar verdadeiras discussões sobre democracia, ética, liberdade e o futuro da educação. Este ano, os professores decidiram em assembléia de forma unânime,não deixar que os estudantes atuem como soldadinhos de chumbo em defesa dos ideais de quem ocupa o governo. Veja bem, o conjunto dos professores decidiram e o sindicato está organizando a categoria para que essa decisão seja colocada em prática, gostaríamos de lembrá-lo que são os nossos associados que tomam as decisões fato que, pelo que temos notado deve ser desconhecido pelo nobre jornalista. Além disso, o senhor utiliza conceitos como o de que as crianças estarão sendo retaliadas por não participar dos desfiles. Muito bem, gostaríamos de convidá-lo a visitar conosco as escolas municipais ver, na prática como elas funcionam e as dificuldades pelas quais passam educandos e educadores da cidade e aí rever seus conceitos diante do que significa sofrer uma retaliação. Vivemos uma “política de pão e circo” onde educar o povo não é de interesse dos nossos governantes. E, já que foi mencionado o nosso release onde, provavelmente por “desconhecimento da história”, nossa conceituação de cidadania foi chamada de “uma salada greco-cidadã”, gostaríamos de salientar que não se trata de nenhum tipo de pedido de desculpas e sim de deixar claro nossa posição: não permitiremos que a Educação desta cidade seja usada para propaganda governamental. Afinal, os governos passam, os resultados desta educação ficam.

Já que nossa salada greco-cidadã não lhe agradou, podemos usar talvez o exemplo romano, quem sabe ele lhe seja mais familiar. Na Roma da Antigüidade Clássica, César dava à massa pobre e faminta os espetáculos vividos no Coliseu; era a chamada política do “Pão e Circo”. Ao povo fornecia-se pão, para saciar a fome, e shows de combates entre gladiadores, para embrutecer a mente e evitar as manifestações e revoltas. A massa, por conseguinte, dificilmente se rebelava contra os governantes daquela cidade, uma vez que estava alimentada tanto física quanto mentalmente. No Brasil de hoje, também acontece a política do “Pão e Circo” e isso, indubitavelmente acreditamos ser do seu conhecimento. E, se ainda não é, podemos dizer que já foi confessado pelos próprios dirigentes municipais que em artigo publicado sobre o boicote à Feira do Livro teve a coragem de dizer que os alunos estavam perdendo o único evento cultural do qual têm a oportunidade de participar e também de comer um sanduíche oferecido pela Prefeitura. Lamentável. O que farão dessa vez para atrair as crianças ao desfile? Oferecerão outro sanduíche e descontarão da merenda escolar?

Vamos continuar sim com nossa política de boicote, porque assim como aprendemos com os gregos ser cidadão não é só marchar no ritmo do bumbo em dia de desfile cívico. Quanto ao seu comentário sobre se lembramos da nossa infância, lembramos sim e com muita saudade, mesmo das vezes que fomos obrigados a desfilar. Mas, lembramos das lições que aprendemos na escola. O senhor ainda se lembra delas?Não queremos mudar a sua opinião. Mas achamos importante ter nosso ponto de vista respeitado. O que realmente nos preocupa são as inverdades contidas em suas “afirmações”, já que o senhor é um formador de opinião.

COMENTÁRIO MEU: Não resisto a um pitaco. Será que as lideranças dos docentes, tão brilhantes em suas idéias, não conseguem deixar, por um instante que seja, de ser ranzinzas? Noooosssa!!! E eu é que sou ácido?! Uau!!! Tudo bem, recolho-me à insignificância em que fui colocado pelos sindicalistas. Mas, mesmo lá, nesse lugar para o qual me enviaram, bem, que posso fazer, continuo com a mesma opinião. E acrescento uma: além de retaliar as crianças, a impressão que passa é que os dirigentes do Simprosm estão falando com fígado. Mas os respeito, e mantenho o que penso: eles defendem, meeeesmo, a sua categoria. Com garra, sobretudo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo