Arquivo

Situação de Lula melhorou ou piorou nas pesquisas. Depende de quem lê. E de como lê

Veja isso: a Confederação Nacional da Indústria tem o Ibope sob contrato para fazer pesquisas sobre o governo federal (entre outros temas). Hoje foi divulgada mais uma, inclusive sobre a intenção de voto, faltando um ano para a eleição presidencial.

Até aí, tudo bem. O interessante é a forma como o trabalho é avaliado pela mídia. Tomei a liberdade de trazer, para você, as manchetes de vários sites, a quase totalidade ligada a grandes veículos de comunicação nacionais. A única exceção é o portal Terra. Aliás, é do Terra, também, que veio a única avaliação, digamos, diferente. Fez, como você poderá conferir abaixo, uma análise que alguns considerariam desapaixonada. No mínimo, menos pessimista para o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva

Todos os demais, ligados respectivamente aos jornais O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo, às organizações Roberto Marinho e RBS viram o lado mais negativo para o Presidente Lula.

Veja as manchetes “negativas” (ou “reais”, dependendo do ponto de vista) que pesquisei na Internet, com seus respectivos autores:

Pesquisa revela pior nível de avaliação do governo Lula(Agência Estado)
Crise política derruba popularidade do governo Lula, diz CNI-Ibope (JB Online)
Aprovação ao governo Lula cai 10 pontos, diz CNI/Ibope (Folha Online)
Confiança em Lula despenca, mostra Ibope (Globo Online)
Pesquisa CNI/Ibope aponta queda na confiança em Lula (ClicRBS)

O DIFERENTE: Agora, leia o título e parte da notícia/análise que “destoou” do conjunto, podendo ser entendida como a “verdadeira” ou a “simpática”, dependendo do ponto de vista:

Ibope mostra que popularidade de Lula pára de cair
José Roberto de Toledo
Editor-chefe do Jornal do Terra
A mais recente pesquisa CNI/Ibope sobre a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra que ela não piorou no último mês. Os números indicam que o presidente alcançou seu patamar mínimo de aprovação. A avaliação do governo Lula na pesquisa realizada entre 8 e 12 de setembro foi praticamente igual à da pesquisa feita pelo mesmo instituto entre 13 e 17 de agosto: em ambas, o governo tem 29% de ótimo e bom, enquanto o percentual de ruim e péssimo oscilou dentro da margem de erro, de 31% para 32%.
A queda de popularidade divulgada pela CNI só se verifica quando comparadas as pesquisas encomendadas pela Confederação Nacional da Indústria, com um intervalo de três meses entre elas. A novidade é que o desgaste da imagem do presidente parece ter encontrado uma linha de resistência.
O que se pode chamar de “núcleo duro” do lulismo está mais concentrado nas pequenas cidades, no Nordeste, entre os eleitores…
http://tv.terra.com.br/jornaldoterra/interna)

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: É por essas e outras que procuro ler tuuuuudo. Nem sempre é o que parece. Ou o que parece é. Depende muito de quem lê. E de quem escreve. E dos interesses (existentes ou não) que movem o veículo. E aqui não vai qualquer juízo de valor. Apenas a convicção de que a verdade pode ter muuuuitos lados. Nem dois, ou três, ou quatro. Mas múltiplos. Ah, não reproduzi parte das matérias geradas pelas outras manchetes, mas você pode encontrá-las nos sites dos respectivos jornais. E seria interessante ter outra opinião. Sempre.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo