Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

União das Associações Comunitárias, grande confronto político a caminho

Tem tudo para ser quente o pleito que acontece em 15 de novembro. Nessa data, serão eleitos os novos dirigentes da União das Associações Comunitárias de Santa Maria, que tem 118 entidades filiadas e nada menos que 46 mil associados. Há possibilidades concretas de um confronto daqueles grandões, entre os partidos políticos e seus representantes no movimento comunitário.

O jornal A Razão, em matéria assinada pela repórter Elisa Pereira, publica, em sua edição desta quarta-feira, interessantíssimos (e antecipatório) detalhes acerca desse que poderá ser o penúltimo (o último, obviamente, é a sucessão na Mesa Diretora da Câmara) forrobodó político do ano.

Leia, aqui, a reprodução da reportagem:

UAC prepara eleição
Entidade já definiu a comissão que irá organizar o pleito eleitoral agendado para 15 de novembro

Elisa Pereira
Já começa a ser organizada a eleição que definirá os novos dirigentes da União das Associações Comunitárias de Santa Maria (UAC), que possui 118 entidades filiadas e 46 mil associados.
O pleito acontecerá no dia 15 de novembro, das 13 às 18h. No último sábado, em reunião dos Conselhos Geral e de Entidades da UAC, foram definidos os dez membros, cinco titulares e cinco suplentes, que integram a comissão eleitoral. Em encontro na noite de ontem estava prevista a escolha do coordenador e do secretário da comissão. Eles seriam escolhidos entre os cinco titulares: Ronei Lopes, João de Deus, Sonia Mello, Igor Lencina e Santo Oliveira.
Pelo regimento eleitoral, as datas para apresentação de chapas são os dias 21 e 22 de outubro. A eleição definirá os 60 integrantes do Conselho Geral da UAC, formado por 45 titulares e 15 suplentes. Serão eles que irão eleger a Coordenação Executiva, que dirige, de forma colegiada, a entidade no dia-a-dia.
Para ser inscrita cada chapa precisa ter 60 integrantes do movimento comunitário e ser abonada por, no mínimo, 10% do total de associações filiadas à UAC. Isto significa que sem o aval de pelo menos 12 associações comunitárias nenhuma chapa pode concorrer.
Caso haja disputa e a chapa vencedora não conseguir 80% mais 1 voto, a formação do Conselho será proporcional a votação obtida pelas chapas. Tem direito a voto todos os filiados das associações comunitárias que tenham sido cadastrados na UAC até 16 de maio de 2005, seis meses antes da eleição.


Disputa pode resultar em briga entre partidos
Faltando ainda um mês para a oficialização de chapas, é grande no meio comunitário a movimentação para definir quem irá concorrer no pleito da UAC. Como a quase totalidade dos comunitaristas estão vinculados a partidos, a disputa pela direção da entidade poderá resultar em um briga por espaço político.
Nos bastidores, é dada como certa a apresentação de pelo menos duas chapas: uma que congregaria, em sua ampla maioria, filiados do Partido dos Trabalhadores e outra que seria formada por membros de outras siglas, algumas delas opositoras a agremiação partidária que hoje governa o município. Há inclusive comentários de que até três ou quatro chapas poderiam ser formadas. “É claro que não deveria ser assim, mas as chapas são ligadas aos partidos políticos. O movimento comunitário de Santa Maria está muito atrelado as agremiações partidárias, isso é uma realidade. O que não concordamos é que a UAC seja comandada por pessoas de um só partido”, comenta um dos integrantes da entidade, Ênio Rezer Dias.
Já outro membro da UAC, Ronei Lopes, considera natural os comunitaristas terem vinculação partidária e afirma que atualmente grande parte das associações da cidade são dirigidas por filiados ou simpatizantes do PT. “A maioria das lideranças do movimento comunitário tem partido e isso é bom. Por enquanto, não há chapas fechadas, só negociações que envolvem as diversas siglas e não excluem ninguém”, observa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo