Arquivo

Incêndio de grandes proporções em terras peemedebistas

Que a crise no PMDB de Santa Maria assume contornos de incêndio, todo mundo (que lê este site, pelo menos) já sabe. Mas, apesar de tudo, ainda há a possibilidade de um acordo interno de debele, ao menos parcialmente, as chamas.

Há, pelo menos (leia no texto que virá a seguir, mais acima), tentativas nesse sentido. Mas, certamente, problemas persistem no relacionamento interno. E que podem contaminar a busca que uns e outros, com influência na sigla, de convivência pelo menos civilizada entre as partes.

A seguir, publico (com a devida autorização do autor) carta que recebi agora de manhã, do presidente estadual da Juventude do PMDB e integrante do Diretório Estadual, Maicon di Giacomo. Atenção, os grifos apostos ao texto são do próprio autor da correspondência. Ei-la:

“Prezado Claudemir Pereira:

Ao cumprimentá-lo, gostaria de poder participar do debate promovido pelo seu site acerca da formação do novo diretório municipal do PMDB de Santa Maria. Em relação ao manifesto propondo a unidade de ação, proposta pelas principais lideranças partidárias e agentes de ponta da administração estadual, o mesmo contou com meu apoio, pois, acredito que o PMDB de Santa Maria não é tão pequeno que não possa avançar cada vez mais e tampouco acredito que deva servir a interesses estranhos a tudo que nos propomos consolidar até os dias de hoje.
Acredito com toda a convicção que os membros da pré-comissão eleitoral tinham plena capacidade de discernimento, para de uma forma harmônica contemplar todas as correntes de pensamento que fluêm no PMDB local e, portanto, coloquei-me à disposição para compor a nominata na posição que os mesmos entendessem necessário; porém, solicitei que não fosse meu nome incluído como Membro do Diretório Municipal, devido a compromissos que tenho junto à executiva estadual do PMDB e ainda com o Gabinete do Sr. Governador, onde desempenho função de assessoria, o que me obriga a estar quase que diariamente em Porto Alegre, fato este que acarretaria em um não comparecimento às reuniões.Desta forma, estaria ocupando vaga que poderia ser destinada a algum companheiro com maior disponibilidade.
Mas, eu não me surpreendo com a notícia em seu site de que talvez um dos impecílios do consenso possa ter sido nomes da juventude, entre eles o meu próprio. Na opinião deste militante de longa data, isto se dá porque se formos avaliar em termos de dinamismo, inserção social, proposta de trabalho, defesa de posicionamentos e capacidade de entendimento, hoje o PMDB tem o que há de melhor na sua juventude. Portanto, certamente não estaríamos a cabresto de interesses que não fossem o de manter o PMDB como um partido popular, de centro-esquerda e comprometido com as profundas mudanças sociais e éticas que devemos realizar pelo Brasil a fora e, inclusive, em Santa Maria.
Mas a grande marca deste episódio, se é que realmente os nomes da juventude foram vetados, é o fato de que aqueles que dedicaram o melhor de suas vidas ao PMDB, que construíram com sangue os espaços democráticos onde promovemos nossos debates, que apostam em inclusão ao invés de exclusão para vencer, que são contra está segregação partidária (im) posta , aqueles que há anos de militância nunca titubearam em dizer qual seu lado na trincheira, estes, os históricos do partido, estiveram não só neste momento, mas em muitos outros, lado a lado com a Juventude do PMDB.
Desde o início nos propomos a construir a unidade, o nosso destino é o da luta permanente, não sendo necessário para isso ocupar posição na estrutura partidária, tanto , que já tínhamos definido que se não ocorresse consenso, não seríamos nós os promotores da discórdia e da disputa pequena que demonstra uma maior importância a projetos pessoais e um distanciamento da doutrina partidária.
O PMDB tem grandes serviços prestados a nação, em Santa Maria está história está representada naqueles que como nosso João PTB (presidente de honra), ex-preso político, acredita que seu esforço não foi em vão e não será.
Maicon di Giacomo
Presidente JPMDB-RS
Membro da Executiva Estadual do PMDB-RS
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo