Arquivo

No PT, dificilmente Berzoini deverá deixar escapara a vitória sobre Pont

As agências de notícias, mas especialmente o próprio Diretório Nacional da sigla, têm tratado com muita prudência os números do segundo turno da eleição para a presidência do Partido dos Trabalhadores. No entanto, faltando 20 mil votos, se tanto, para concluir-se a apuração, já é possível afirmar que apenas uma reviravolta de grandes proporções tirará a vitória de Ricardo Berzoini, o candidato do Campo Majoritário.

Raul Pont, o oposicionista interno do PT, que representa as correntes mais à esquerda, está fazendo bonito e deixando Lula e seus aliados suados de nervosismo. E obrigados a debater com mais clareza os rumos do maior partido de sustentação ao Governo. Mas o “mal menor”, segundo o interesse do governo, a vitória do deputado estadual e ex-prefeito de Porto Alegre, acabará por não se concretizar.

Apenas no início da noite desta segunda-feira, os noticiosos começam a se dar conta da possibilidade concreta da vitória de Berzoini. Confira, a seguir, a notícia divulgada agora há pouco pela Agência Globo, e divulgada também pelo ClicRBS,que, aliás, também já projeta a inexistência de disputa interna no PT gaúcho na campanha eleitoral de 2006, para o Palácio Piratini:

“O candidato à presidência nacional do PT Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, está perto de vencer a eleição. Em boletim divulgado no início da noite pelo partido, Berzoini aparece com 97.381 votos, ou 51,4% do total, com uma vantagem de 5.315 sobre o candidato da esquerda, Raul Pont, que está com 92.066 votos, ou 48,6% do total.
Já foi realizada a apuração de 83,3% dos votos do segundo turno da eleição direta para presidente nacional do partido. Com a vantagem, a vitória do Berzoini é dada como muito provável. Já foram apurados 196.688 votos e resta pouco mais de 15% dos votos a serem apurados, sobretudo nas cidades menores.
No Rio Grande do Sul, Pont obteve vitória expressiva, o que o deixou mais próximo de Berzoini e definiu o quadro de forças do partido nas eleições de 2006 no Estado. Enquanto Pont recebeu 80,81% dos votos, apoiado por 16.289 militantes, o candidato da situação, Ricardo Berzoini, apoiado pelo presidente nacional Tarso Genro, ficou com apenas 19,18%, garantidos por 3.867 votantes.
Com a votação dada a Pont, consolida-se a candidatura do novo presidente estadual do partido, Olívio Dutra, ao governo do Estado nas eleições de 2006. Fontes do partido avaliam que houve um grande enfraquecimento de Tarso Genro que, inicialmente, pretendia disputar a indicação com Olívio Dutra.
Depois da eleição de Olívio com uma votação expressiva em primeiro turno, semelhante ao percentual dado a Raul Pont no segundo turno das eleições internas do partido, o ex-governador e ex-ministro fica sozinho no páreo. Embora ele não confirme oficialmente o interesse, sua candidatura é tão tranqüila junto à militância, que haverá uma simples homologação de seu nome. Com isso, é possível que seja antecipada a campanha para o governo do Estado.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo