Arquivo

Peemedebistas correm atrás do consenso. Não está fácil. Mas já foi mais difícil

As reuniões da Comissão nomeada pela executiva para compor uma chapa de consenso para o Diretório Municipal do PMDB acontecem diariamente. Houve encontro ontem à noite, na manhã de hoje e, provavelmente, ainda nesta quinta novo papo será marcado. Tudo para que sábado, quando se esgota o prazo previsto pelo edital, seja possível inscrever uma relação única de candidatos para concorrer na convenção de 6 de novembro.

O fracionamento interno do partido joga contra o acordo. Mas a impossibilidade óbvia de haver duas chapas minimamente representativas força a aliança. É o que se está buscando, como pude apurar no início da tarde de hoje.

A própria divulgação de uma lista paralela (leia a nota abaixo, com todos os integrantes da relação) acabou provocando maior agilidade e, sobretudo, a aliança tácita entre os adversários. Tanto que, se é possível alcançar-se o consenso para os nomes do Diretório, o mesmo é muito improvável em relação à Executiva. Mas isso, como disse alguém, é briga para a semana que vem – a que antecede a convenção.

Como mostra de boa vontade, ao menos os critérios que nortearão a definição da chapa foram (em princípio – porque no PMDB nunca se sabe) acertados. Tanto que, dos 45 nomes (de titulares), 30 já se sabe de onde virão. Os outros 15 (mais os também 15 suplentes) serão divididos entre as correntes, basicamente as representadas pelos pré-candidatos a deputado estadual. E é aí que começa (ou termina) o rolo. Quantos para cada candidato? O mais simples é 6 (3 titulares e outro tanto de suplentes) para cada um. É? Talvez seja. Taaalvez.

OS 30: Quanto ao que já há acordo, a comissão decidiu que, das três dezenas de vagas iniciais, sete são dos membros natos (ex-presidentes, basicamente), três são dos vereadores Rosa, Maciel e Tubias, uma é do líder da bancada (o parlamentar restante – hoje, Magali Adriano), nove são para a Juventude do Partido e nove para o setor PMDB Mulher. As outras duas, para completar 30 vagas, serão dos pré-candidatos a deputado estadual Luiz Celso Giacomini e Antonio Carlos Jordão.

Convenhamos, em se tratando do peemedebismo local, é um avanço e tanto. Ou não? Se bem que ainda há 48 horas de debate pela frente e lado algum ainda pode comemorar. Mas que a coisa está adiantada, ah, isso está.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo