Arquivo

Petistas de SM não terão confronto de lideranças. Aqui, vitória de Berzoini será de goleada

Tenho informações seguras de que Valdeci Oliveira vai apoiar (e votar em) Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, no segundo turno da eleição para a presidência do PT, no próximo domingo. Tudo indicava um apoio a Raul Pont, da corrente Democracia Socialista. Tanto que, semana passada, mais exatamente na quinta-feira, dia 29, fiz aqui conjecturas a respeito da possibilidade de uma verdadeira amostragem da correlação de forças petistas na cidade (leia Segundo turno da eleição interna vai mostrar quem é quem no PT de Santa Maria, postada em 29/09/05, às 20:22:06), a partir do fato de as maiores figuras partidárias terem uma definição que possibilitava essa análise.

Isso já não será mais possível. Berzoini deverá fazer qualquer coisa como 80% dos votos petistas de Santa Maria. Agora, tooodas as grandes correntes que atuam no município vão votar no Campo Majoritário. E Pont, embora tenha alguma chance nos votos totais nacionais, aqui terá que se contentar com a minoria – e terá o apoio apenas das correntes mais à esquerda, que concorreram à presidência do diretório municipal com Cristiano Schumacher.

Mas, por que Valdeci (e seu grupo, da Ação Democrática), que não votou em Berzoini em setembro, o chancelará agora? Fiz essa pergunta a alguns militantes próximos ao prefeito. E, aparentemente, as justificativas são bem singelas. A saber:

1 – No turno inicial, embora tenha preferido Valter Pomar para a presidência, votou na chapa do Campo Majoritário, para a composição do Diretório Nacional. O apoio a Pomar, mais que político-ideológico, foi pessoal.

2 – Há uma grande rejeição à Democracia Socialista. Exatamente porque Valdeci, e as demais correntes internas com presença firme em Santa Maria, não transige em relação à defesa do Governo Lula, que é fortemente criticado por Pont, da DS. Embora, como me disse um aliado de Berzoini e de Valdeci na cidade, “tenha aceitado de braços abertos os shows de Zezé Di Camargo e assessoria de Duda Mendonça

Isso é em relação à eleição em Santa Maria. No que toca ao resultado nacional, se consolida a idéia de que a vitória acabará sendo mesmo de Berzoini, com a provável exceção do Rio Grande do Sul (exceto Santa Maria).

As razões para essa vitória do candidato do Campo Majoritário se deveriam, basicamente, a três fatores: a oposição a Raul Pont; a aversão à DS, considerada, segundo essa mesma fonte petista, “autoritária e truculenta quando possui maioria”; e a desmobilização das correntes ditas esquerdistas no segundo turno.

Bem… bem… tudo isso poderá se verificar, ou não, no próximo domingo, data do pleito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo