Arquivo

PMDB com chapa única. Mas, com certeza, de consenso não é

A nominata apresentada pelo vereador Tubias Calil sob o nome PMDB para Todos (leia a relação na nota imediatamente abaixo desta) pode ser tudo, exceto consensual. Na verdade, a inscrição feita pouco mais de meia hora antes do término do prazo, ocorreu após terem se esgotado as possibilidades de composição entre os vários grupos do partido. E a gota d’água, segundo pude apurar, foi o veto dado por Tubias e seus apoiadores, a três nomes (que ainda não consegui identificar) considerados históricos no PMDB. Isso aconteceu de manhã, antes da abertura da Feisma. Mesmo assim, à tarde, novas tentativas ocorreram, mas não aconteceu o acordo.

O resultado de tudo é que a agremiação irá dividida para a convenção. Não se sabe, ainda, se haverá boicote dos alijados da discussão, mas é uma possibilidade que, ao que sei, está sendo discutida. De qualquer sorte, para se ter uma idéia do que aconteceu, basta que se citem alguns nomes considerados importantes do PMDB e que ficarão ausentes do diretório municipal.

Um deles é simplesmente o presidente do Coredes Central, Antonio Carlos Jordão, ex-prefeito (duas vezes) de Jaguari e que há vários anos está radicado em Santa Maria. Outro é o atual vice-presidente do partido e Gerente Regional da Fepam, coronel reformado da BM, Sérgio Severo de Medeiros. Também estão de fora da lista outros históricos com relevantes serviços prestados ao partido, como é o caso da Coordenadora do Sine e ex-Coordenadora Regional de Educação, Norma Rolim.

Outros cortados na chapa de Tubias: o presidente da Juventude do PMDB/SM, Marcelo Acosta, os ex-coordenadores regionais de Saúde, Sonia Egert e Mário Seixas e os médicos, militantes desde os tempos da dituradura militar, Euclides Weber e Jaime Hommrich.

Acho que os nomes citados acima (e que, obviamente, não desmerecem os incluídos na relação) são suficientes para explicar o título desta nota. Afinal, embora tenha sido registrada com o nome “PMDB de Todos” isso, definitivamente, não é correto.

O jornalista está muuuito enganado ou a tal chapa consensual, a ser eleita na convenção do próximo domingo, certamente não pacificará o PMDB de Santa Maria. Embora, ressalve-se, a grande maioria dos integrantes da chapa apresentada tenham relevantes serviços prestados à agremiação. Eles, porém – e basta ler os nomes dos ausentes para entender -, não unificam a sigla na cidade. É o que penso. E escrevo.

OBSERVAÇÃO: este texto iria imediatamente embaixo da nota anterior. Como ficou maior que o desejado, preferi separá-lo. Esqueci, porém, de tirar a expressão “Comentário claudemiriano”. Desculpa a minha falha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo