Arquivo

Pont vence eleição petista no RS. Perde (de quase nada) em Santa Maria. E no Brasil?

Um fato gritante: bem menos petistas se dispuseram a comparecer às urnas neste domingo para escolher entre o candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, e o concorrente das correntes de Esquerda, Raul Pont. Na média, segundo os dados disponíveis até esse momento, no Brasil inteiro, pelo menos 20% a menos votaram hoje – em relação aos números do primeiro turno, há três semanas.

Em Santa Maria, a desmobilização foi ainda maior. Nada menos que 43,06% dos petistas que votaram em primeiro turno resolveram hoje ficar em casa. Ou fazer qualquer outra coisa, menos escolher entre Berzoini e Pont. A maior parte dos que se dispuseram a aparecer, 361 filiados (56,94%), optou pelo representante do Campo Majoritário. Mas levaram um belo susto: venceram por escassa maioria: 194 contra 165 do esquerdista e 2 votos brancos.

Aliás, dados os resultados do turno inicial, quem se desmobilizou, é óbvio, foram os integrantes das correntes majoritárias. Relaxaram e viram sua suposta maioria minguar. Afinal, os votos de Pont avançaram inclusive sobre os já obtidos pelas correntes de Esquerda em 18 de setembro. Para lembrar, naquela ocasião, Cristiano Schumacher, que defendia Pont, recebeu 133 votos. Agora foram 165. Em contrapartida, os que elegeram Jarcedi Terra presidente municipal em setembro, abandonaram Berzoini. Terra, lembremos, fez 433 votos, mais do que o dobro do seu apoiado nacional, agora,.

E daí? Quais as chances de Pont? São maiores do que talvez se imagine. Ele larga com uma vantagem muito grande no Rio Grande do Sul (segundo os dados disponíveis neste momento, terá uma vantagem superior a 15 mil votos em território gaúcho – ou 75% do total). E também deverá vencer em outros importantes Estados, como Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Não se sabe se essa perfomance será suficiente para conduzi-lo à vitória diante de Berzoini, ainda considerado favorito, mas já nem tanto. Em São Paulo e no norte/nordeste, o nome do Campo Majoritário vence. E é nos outros locais que tudo deverá se decidir. Só amanhã o Diretório Nacional divulga a primeira parcial oficial. E, a exemplo do primeiro turno, é provável que os militantes petistas tenham que armar-se de resignação: é improvável que o resultado final seja conhecido antes da metade, ou até do final., da semana. Haja paciência!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo