Arquivo

Vitória de Berzoini será oficializada quinta. Pont reconhece a derrota

Faltando 5% dos votos a serem ainda computados nos números finais, tornou-se irreversível a vitória de Ricardo Berzoini, que representava o Campo Majoritário. Assim, o deputado federal será anunciado nesta quinta-feira como o novo presidente do Partido dos Trabalhadores, devendo assumir o cargo na reunião do Diretório Nacional, no próximo dia 22.

O segundo colocado, o deputado estadual gaúcho Raul Pont, da corrente Democracia Socialista, que catalisou os votos da chamada “esquerda” petista, na prática já reconheceu a derrota, inclusive divulgando uma nota a respeito. Esta, que você lê a partir de agora:

A base reafirmou a vitalidade do PT Estamos muito próximos de conhecer o novo presidente do Partido dos Trabalhadores, com mais de 90% dos votos do segundo turno já contabilizados.
Neste momento, quero fazer alguns registros que considero de fundamental importância:
Em primeiro lugar, destaco a maior demonstração de vitalidade já dada por um partido político que, em meio a uma grave crise política, mobilizou no 1º turno mais de 300 mil e no 2º turno mais de 200 mil militantes para eleger sua nova direção. Tamanho resultado de participação reafirma o PT como o maior partido de esquerda do país e nos aponta que a saída da crise está justamente na força da nossa militância.
Em segundo lugar, quero manifestar meu orgulho por ter representado neste PED o desejo de mudança, de renovação do Partido, dos sonhos e das utopias, de milhares de militantes do PT. Este desejo fica expresso na pequena diferença de votos registrada no segundo turno. Tenho certeza que o companheiro Ricardo Berzoini entenderá a necessidade de presidir o partido, retomando a boa prática da valorização das instâncias partidárias e da democracia interna.
Fazemos um reconhecimento especial ao trabalho do companheiro Valter Pomar, da companheira Maria do Rosário e de todas as lideranças do nosso Partido que se somaram nesta cruzada pelo PT, de norte a sul do país. Nesse esforço militante e generoso destacamos, também, a atuação de vários intelectuais, construtores do PT, que se somaram nessa importante caminhada de vitalização partidária. O manifesto dos intelectuais, assim como o da juventude petista de São Paulo só aumentaram o meu compromisso com o Partido.
Em terceiro, quero me dirigir a cada militante do PT para reafirmar cada compromisso assumido nesta campanha. Independente do resultado, seguiremos empunhando as mesmas bandeiras e ideais: A necessária autonomia do PT frente ao nosso governo, para elaborarmos um programa de desenvolvimento econômico e social que resgate os compromissos do PT com as maiorias e possibilite a reeleição do nosso projeto; a defesa da mais ampla democracia interna, do debate franco e da produção das políticas a partir das instâncias e da participação ativa da militância; a necessária instalação da Comissão de Ética do partido para analisar as denúncias contra dirigentes do partido, como o instrumento partidário que garante o direito de defesa de cada um dos acusados e defende também o partido.
E é com esse compromisso de renovação partidária que quero convidar a cada um e cada uma para participar ativamente do Congresso partidário, uma verdadeira Constituinte Petista. Entraremos nesse processo com o respaldo das urnas, onde quase 50% dos filiados e filiadas votaram por mudanças. E são estas mudanças que vamos defender nos Encontros Partidários em todos os níveis e no Congresso do PT.
Por último, destaco o papel cumprido pelo companheiro Tarso Genro, na presidência do PT, durante essa fase de transição de direção partidária. Sua postura na condução do PED, seu compromisso com a proposta de refundação do Partido são contribuições importantes para esse processo de saída da crise.
Durante essa campanha, tive a oportunidade de conversar com militantes de diversos lugares do país. Vivi a emoção de presenciar o retorno à ativa de muitos fundadores do PT, que tinham deixado a militância num segundo plano. Vivi a alegria de ver companheiros, que já estavam com o pé na porta de saída, desiludidos diante da crise, e que optaram por permanecer na luta ao nosso lado. Ouvi depoimentos de lideranças comunitárias, populares, reafirmando sua confiança no Partido que um dia foi responsável por mudanças importantes nas suas vidas. São essas pessoas, com a sua esperança, a sua coragem e sua vontade de mudar o país, que dão sentido à luta e a existência do Partido dos Trabalhadores. E é por todas elas que o PT sairá desta crise mais forte ainda. Vida longa ao Partido dos Trabalhadores!
Porto Alegre, 11 de Outubro de 2005
Raul Pont
Deputado Estadual do PT/RS

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo