Arquivo

Acredite: Jobim não desiste da candidatura à sucessão de Lula. E o Rigotto?

Não importa muito o que se diz em público. O que conta é o que se fala, e faz acordos, e toma decisões, nos bastidores. E é aí, nesse cenário, que firma-se a convicção de que o santa-mariense Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal, é mesmo candidato à Presidência da República. E mais: já avisou inclusive a cúpula do PMDB, agremiação pela qual pretenderia concorrer.

Quer saber mais? Então, leia essa reportagem, assinada pela jornalista Eliane Cantanhêde, publicada nesta sexta-feira na Folha de São Paulo, jornal do qual ela é repórter em Brasília:

“Nelson Jobim já admite candidatura à Presidência
No centro do fogo cruzado entre Judiciário e Legislativo, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro e ex-deputado Nelson Jobim, avisou extra-oficialmente à cúpula do PMDB que admite deixar o tribunal no próximo ano para disputar a Presidência pelo partido.
Mesmo com o recrudescimento da crise entre os Poderes, agora por causa das votações do Judiciário quanto ao processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), Jobim deu mais um indício explícito de que deseja ser candidato a presidente num jantar com líderes de partidos no Senado, anteontem, em Brasília.
Antes do jantar, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) fez uma avaliação de que a guerra entre o PT e o PSDB poderia favorecer uma candidatura alternativa, especialmente a de Jobim pelo PMDB. Jobim, que era peemedebista até virar ministro do STF, concordou com a tese e não descartou seu nome.
Pelo argumento, petistas e tucanos vão radicalizar na campanha, com acusações mútuas de corrupção, abrindo espaço para a “terceira via”. O PMDB é um partido forte, e Jobim seria uma espécie de “contraponto ético” e atualmente fora dos meios políticos, que estão com popularidade descendente.
A cúpula peemedebista aliada ao Planalto já informou o presidente Lula que não tem condições de garantir o apoio do partido à reeleição e que trabalha por uma candidatura própria.
O único pré-candidato que efetivamente está em campanha para ter a legenda do PMDB é o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, que não tem apoio da cúpula partidária nem dos governadores e insiste na realização de prévias em fevereiro. A cúpula quer adiar para abril.
A principal alternativa seria Jobim, que também é lembrado por ministros do atual governo como um bom nome para ser vice de Lula em 2006. Como ministro do Supremo, ele tem a prerrogativa de se filiar a um partido num prazo excepcional, em abril do ano da eleição, para concorrer.
Jobim foi o homenageado do jantar de anteontem na casa do senador Fernando Bezerra (PTB-RN), com a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), e os líderes do governo e da oposição no Senado.
A reunião foi horas depois do empate no STF do pedido de liminar de Dirceu contra o processo de cassação de seu mandato, o que pode determinar que a Câmara refaça parte do processo. O clima entre o tribunal e o Congresso estava péssimo.
Primeiro a chegar, Jobim assistiu pelos telejornais à dura reação dos deputados à votação no Supremo, mas tentou ser diplomático e mal comentou tanto a decisão quanto a reação. E os senadores reclamaram mais das dificuldades entre Supremo e Senado por causa da cassação do mandato do senador João Capiberibe (PSB-AP).
O plenário do Senado acatou a cassação, decidida pelo TSE e ratificada pelo STF, mas depois o ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, deu liminar determinando tempo para Capiberibe se defender no Senado.
”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Você, por acaso, viu, cheirou ou leu o nome de Germano Rigotto como pretendente à Presidência da República? Geente! Tirando os gaúchos, e assim mesmo nem todos, quem mais sabe – entre os jornalistas – que o governador gaúcho quer concorrer às prévias do PMDB? Pelo menos os formadores de opinião do centro do País e do Planalto Central, convenhamos, ignoram essa pretensão. Ou simplesmente não a levam a sério ao ponto de falar nela. Que tal?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo