Arquivo

O que aconteceu com os ex-militantes do PSB? Ao menos dois já definiram seu caminho

Cerca de 10 integrantes do PSB até pouco depois da eleição de 2004 se desligaram do partido. Todos eles do grupo dirigente, descontentes com os rumos da sigla em Santa Maria – no entender deles umbilicalmente ligada à Administração Municipal, postura que condenavam, tanto que apoiaram Cezar Schirmer, no último pleito. Não se sabia – pelo menos esta página não sabia – por onde andavam. Pois bem. Ao menos dois deles já têm rumo definido.

Um é Luiz Henrique Figueiredo, que, aliás, retornou às origens. Militante comunitário e ex-vereador, já foi do falecido Partido Comunista Brasileiro, o PCB. Aqueeele, de Luiz Carlos Prestes. Neste sábado, no Congresso Municipal do PPS (Partido Popular Socialista), elegeu-se a nova Executiva, a partir da saída (curiosamente, para o PSB) do presidente Osvaldo Severo. Além de ter se efetivado o vice-presidente Adão Lima Martins na principal função diretiva, foi eleito, como vice, exatamente Figueiredo.

Abrindo parênteses para um pouco de história: Martins e Figueiredo, e os mais jovens não sabem, retomam a parceria político-ideológica que formaram em tempos bem mais difíceis. Ambos eram integrantes da direção do PCB no final dos anos 70, início dos 80, Vida longa a essa militância comum que se restaura. Fechar parênteses.

O outro ex-integrantedo PSB que retorna à vida política ativa é Marionaldo da Costa Ferreira. Ferrenho opositor do governo municipal, do qual já participou, aliás (no início do primeiro mandato de Valdeci Oliveira), como secretário de Administração e Recursos Humanos, assumiu o PDT. Como isso aconteceu? Esta página não sabe. Mas que outra explicação haveria para o fato de Marionaldo ter enviado ao site informações completas (que serão publicadas ainda hoje, a propósito) acerca da escolha, em reunião ocorrida sábado, em Nova Palma, de Vicente Paulo Bisogno como coordenador regional da sigla? Certamente, é a dedução óbvia, se integrou à caravana do partido do falecido Dr Leonel. Foi a sua (respeitável) opção pós PSB.

Assim, resta saber por onde andam os demais. Um deles, pelo menos, o professor Luiz Ernani Araújo, milita apenas na Universidade e nas ondas do rádio. E os outros? Sabe-se lá. Mas são todos valorosas e respeitáveis figuras políticas na comunidade, cujo rumo é, por enquanto, desconhecido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo