Arquivo

Sindicatos pedem e governo retira projeto de revisão salarial

Ao 1% oferecido a partir abril passado, e desde então rejeitado pelos sindicatos e não votado pelo Legislativo, a prefeitura acrescentou outro 1%, a ser pago a partir do próximo ano. Dúvidas sobre a redação do projeto, que poderiam permitir que, em 2006, na nova revisão fosse deduzido esse novo percentual, fizeram com que as lideranças sindicais pedissem correções.

O Executivo aceitou e, através de seu líder, o vereador petista Vilmar Galvão, retirou o projeto da ordem do dia na Câmara. Ele seria votado ontem. Leia, a seguir, a reportagem a respeito, feita pela jornalista Elisa Pereira e publicada na edição desta quarta-feira, do jornal A Razão:

“Adiada votação de revisão salarial do funcionalismo
Líder do governo retirou projeto do Executivo para ajustes na redação de substitutivo

A necessidade de mudanças, apontada pelos sindicatos dos municipários e dos professores municipais, na redação do substitutivo ao projeto do Executivo 6601/05, que trata da revisão geral anual do funcionalismo, impediu que a matéria fosse à votação ontem. Atendendo pedido das duas categorias, o líder do governo no Legislativo, Vilmar Galvão (PT), solicitou à Mesa Diretora a retirada do projeto da ordem do dia. A proposta deveria ter sido submetida à segunda discussão e votação final nesta terça-feira.
A apresentação do substitutivo representa um reajuste total de 2%, ao invés do 1% inicialmente previsto no projeto do governo municipal. Os sindicatos que representam as duas categorias querem, no entanto, esclarecer alguns pontos que estariam, segundo eles, deixando dúvidas. A principal divergência é a vinculação do novo 1% previsto no substitutivo, que seria pago a partir de janeiro de 2006, com as perdas salariais referentes a 2005.
“Isso que está na redação do substitutivo não pode ocorrer porque só discutiremos a reposição de 2005 em março de 2006, que é o mês da nossa data-base. Acredito que não tenha ocorrido má-fé do Executivo, apenas um lapso que precisa ser corrigido de alguma forma”, afirma o presidente do Sindicato dos Municipários, Cilon Régis Corrêa. Na prática, o que os líderes sindicais querem evitar é que no próximo ano, ao discutir a revisão salarial, o governo municipal some o segundo 1% oferecido agora ao índice de revisão que ainda será futuramente discutido e concedido. Eles temem que isso possa vir a diminuir o percentual que será oferecido em 2006 ao funcionalismo.
“O Executivo atendeu a solicitação dos sindicatos e por isso retiramos de votação a proposta para que a redação seja melhorada”, destacou o vereador Vilmar Galvão. Conforme ele, o governo municipal ofereceu mais 1% para compensar parte das perdas dos servidores com o aumento de 9 para 11% da contribuição previdenciária, que irá vigorar a partir de 2006. A relação de compensação é que levou o governo municipal a estabelecer janeiro do próximo ano como a data para o início do pagamento do percentual previsto no substitutivo. Já o outro 1%, que consta no projeto de revisão salarial encaminhado à Câmara de Vereadores ainda em abril, deverá ser pago retroativamente a março deste ano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo