Arquivo

Comunidade perde, com a derrota da emenda que institucionalizava a eleição para subprefeito

O vereador petista Loreni Maciel divulgou nota, através de sua assessoria, embrabecido com a rejeição de duas de suas propostas de modificação da Lei Orgânica Municipal. Uma, a da redução do recesso parlamentar, esta página já tratou (para entender, releia ”Vereadores mantêm recesso de julho. E quem imaginava diferente???”, postada em 13/12/2005, às 23:46:03). A outra emenda, a de número 23, institucionalizava a eleição direta para subprefeito, implantada pelo governo Valdeci Oliveira, ainda no primeiro mandato.

Loreni considera a rejeição às duas emendas uma “derrota da comunidade”. A parte a retórica, o parlamentar não deixa de ter razão. No caso da eleição de subprefeito, espeficicamente, um parlamentar contrário à proposta disse a este jornalista, no início da noite desta quarta-feira, que se trata de “decisão política” a ser tomada pelo prefeito, seja ele qual for.

Pois é exatamente por se tratar de decisão de cunho político, portanto ao sabor da conveniência do Chefe do Executivo, que a eleição precisaria estar na Lei Orgânica. O que impediria que o prefeito da hora fizesse o que bem entendesse. Inclusive nomear alguém da confiança dele, e somente dele, e não da comunidade.

Convenhamos, se há algo salutar na relação da atual administração com a comunidade interiorana é exatamente o fato de a população escolher quem ela quer que a represente junto ao Executivo. Perdeu-se, portanto, grande oportunidade de respaldar a representatividade popular. E mais: passou a impressão de que os que derrotaram a proposta (no caso específico, todos, menos os petistas) que não estão sequer respeitando a vontade das comunidades. Mesmo naquelas em que o atual subprefeito é ligado ao seu próprio partido.
Exemplo mais eloqüente talvez seja o de Arroio do Só. Lá, Luiz Gonzaga Trindade, o sub, é notoriamente vinculado ao PP, partido pelo qual foi inclusive vereador e que negou votos à aprovação da emenda à Lei Orgânica. Lamentável. E tem razão de chiar Loreni Maciel. Como também a própria comunidade. Pena. Pena mesmo! Se bem que ainda há tempo. Afinal, haverá uma nova votação. As chances de uma reversão, porém, como atesta o próprio Loreni, são muito remotas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo