Arquivo

Diretor de Centro pode assumir a reitoria da UFSM

Esta página já registrou (para entender melhor, releia ”Por que, afinal, demora tanto a nomeação de Clóvis Lima, postada no dia 9/12/2005, às 22:50:26) sua estranheza para o fato de ainda não ter sido nomeado o novo reitor da UFSM, Clóvis Lima, atual vice-reitor, para as funções hoje exercidas por Paulo Sarkis. Afinal, nesta quarta-feira, já estão faltando apenas 12 dias para o final do mandato do atual primeiro mandatário da instituição.

Quem, afinal de contas, assumiria o lugar de Sarkis se, afinal de contas, o suspense se mantiver até 26 de dezembro? Todos os ouvidos, por mais que também ressalvem ser esta uma situação inusitada, consideram muito improvável que o ministro da Educação Fernando Haddad não se manifeste até lá. No entanto, permanece a curiosidade: quem, se Lima não for empossado e Sarkis sair, assumirá a principal cadeira da reitoria da UFSM?

O jornal A Razão, em sua edição desta quarta, tira a dúvida, como você pode conferir na reportagem assinada por Fernanda Meneghel, e que é reproduzida a seguir:

“Prazo para nomeação quase esgotado
A menos de duas semanas para a transmissão do cargo de reitor, Clóvis Lima ainda espera a nomeação oficial
Depois do anúncio da suspensão da greve dos docentes, na última segunda-feira, a expectativa para a nomeação do novo reitor da UFSM passa, mais uma vez, a figurar entre os assuntos mais discutidos na instituição. A pouco mais de dez dias da cerimônia de transmissão de cargo, marcada para 26 de dezembro, fica a dúvida: quem assumiria a reitoria da UFSM no caso de a nomeação não se concretizar até a data em questão?
De acordo com o regimento interno da UFSM, a Reitoria deve ser exercida pelo Reitor e, na sua ausência ou impedimento, pelo Vice-Reitor. Fica explícito ainda que, no caso de faltas ou impedimentos simultâneos do Reitor e do Vice-Reitor, o cargo será assumido pelo professor mais antigo no Magistério, em exercício na UFSM, dentre os Diretores de Centro.
Edegardo Ramos Medeiros é diretor do centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e professor da UFSM desde 1972. Ele seria o docente indicado para assumir a Reitoria da Universidade no caso de ausência dos dois titulares, reitor e vice. Edegardo afirma que lastimaria que a nomeação não fosse oficializada em tempo hábil para a transmissão de cargo.
“Assumir a Reitoria da UFSM seria uma tarefa que eu abraçaria de bom grado, mas não nestas circunstâncias. Acho que Clóvis Lima é uma pessoa extremamente capacitada, além de ter sido eleito democraticamente para o cargo”.
Já o futuro reitor, atual vice, espera que a cerimônia de posse, que acontece em Brasília, seja marcada na semana que vem, uma vez que deve anteceder a transmissão de cargo no dia 26, em Santa Maria. Sobre a nomeação não ser oficializada na data estipulada ele…
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra poderá fazê-lo acessando a página do jornal na Internet, no endereço www.arazao.com.br

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo