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Maboni enumera “conquistas” da Secretaria de Educação

Uma área conflituada, com constantes brigas entre docentes e o Executivo, é administrada, do ponto de vista da prefeitura, pelo professor Pedro Maboni. Na entrevista, feita pela repórter Carine Prevedello, para a assessoria de Comunicação da Prefeitura, e distribuída aos veículos de Santa Maria, o secretário prefere trafegar por outros temas, prioritariamente. E enumera o que considera conquistas do seu setor:

Confira, você mesmo, trechos do material jornalístico:

“O secretário que está há mais tempo liderando o mesmo setor na administração municipal é também o que coordena uma das áreas mais complexas na gestão pública. À frente da Secretaria Municipal de Educação há pouco mais de três anos, Pedro Maboni, um professor ligado organicamente ao Partido dos Trabalhadores, é o responsável pelo sistema que atende a quase 20 mil alunos – o número de estudantes já chegou a essa soma durante sua gestão. A inauguração de mais de 80 novas salas de aula e duas escolas, a consolidação da Lei de Gestão Democrática, a inclusão dos alunos portadores de deficiência, o avanço na formação dos professores e a informatização da Rede Municipal são apenas algumas das conquistas acumuladas ao longo de um trabalho que iniciou em 2002.
Secretaria de Comunicação – A Secretaria de Educação é a maior em recursos orçamentários, pessoal e estrutura. Como é gerenciar um sistema tão complexo e abrangente?
Pedro Maboni – Nós temos 87 escolas, 19.087 alunos, sendo 375 de Educação Especial no ensino regular – um fator que eu gostaria de destacar, porque até pouco tempo isso não era disponibilizado e hoje é uma prioridade da administração. Assim como a Educação de Jovens e Adultos (EJA): hoje temos 1.499 alunos matriculados nas 13 escolas que disponibilizam EJA. A Rede Municipal ainda comporta 1.617 professores e 231 funcionários, o que significa média de três servidores por escola: é um número extremamente baixo, que precisamos reforçar em 2006. Também temos o apoio de 165 estagiários na Educação Infantil. O nosso trabalho tem eixos norteadores muito claros, dentro do projeto maior, que é Educação Cidad㠖 Compromisso de Todos, trabalhamos buscando o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, a garantia de acesso e permanência e a erradicação do analfabetismo. Ainda temos os temas transversais, que são as questões ambientais, educação para o trânsito, para uma cultura de paz, educação empreendedora e fiscal.
SeCom – Desde que o senhor assumiu a Secretaria, há três anos, houve uma série de obras de ampliação nas escolas municipais. Que obras o senhor destacaria?
PM – Vim com a missão de ajudar o Prefeito Valdeci, desde a primeira gestão, a construir as políticas de gestão da Educação no Município, e entre elas estava justamente a ampliação e qualificação dos espaços escolares. Quando o prefeito assumiu, em 2001, uma das constatações mais evidentes era a precariedade das instalações, não tanto em quantidade quanto em qualidade. De lá até aqui, já são mais de 80 novas salas de aula e duas escolas novas, e uma terceira que logo vai ser inaugurada. As escolas novas são um símbolo pra nós, porque foram construídas em lugares que não tinham escolas naquela modalidade: no caso da Cohab Tancredo Neves, a Escola de Educação Infantil Professora Zulania Salamoni, entregue no início de 2004, que atende mais de 200 crianças, com toda a infra-estrutura, e também a Escola Adelmo Simas Genro, da Nova Santa Marta, numa comunidade que tinha …


SE DESEJAR ler a íntegra, pode fazê-lo acessando a página da prefeitura na Internet, no endereço >I>www.santamaria.rs.gov.br.

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