Arquivo

Mauro Muller, o professor que zanzou pelo secretariado de Valdeci e parou na Administração

O professor de História Mauro Muller já esteve na diretoria da Câmara, anos atrás, e passou pelas secretarias de Planejamento e Finanças, no anterior e no atual governo de Valdeci Oliveira. No último remanejamento, em meados do ano, se transformou no Secretário de Administração e Desenvolvimento Humano. Seus conflitos com os municipários e, sobretudo, docentes, que eram habituais nas Finanças tornaram-se cotidianos na Administração – é ali, afinal, que tudo começa, inclusive a discussão sobre salários.

Nessa entrevista, que concedeu à repórter Fabiane Machado, da Assessoria da Prefeitura, Muller, que é professor municipal, fala, além de assuntos gerais de sua pasta, também da relação que mantém com os colegas de classe. Leia, a seguir, trecho do trabalho enviado aos veículos de comunicação:

“’O desafio da Prefeitura é avançar em organização e administração, para que possamos prestar serviços e atendimento eficientes ao cidadão’
Acostumado a lidar com diferentes setores e a adotar medidas para a redução de gastos no Município quando estava à frente da Secretaria de Finanças, Mauro Müller, atual Secretário de Administração e Desenvolvimento Humano, garante que os desafios diários permanecem. O enfrentamento de questões históricas de Santa Maria, como a urgente necessidade de informatização das diferentes áreas da Prefeitura, foi assumido e é coordenado pelo Secretário, que define 2005 como um ano positivo. Müller destaca dois feitos neste ano: a ampliação do governo, que conta com representantes de diferentes setores, e a consolidação da idéia de que esta é uma administração que tem projetos para a cidade.
SeCom – O senhor estava à frente da Secretaria de Finanças desde 2002 e assumiu, em julho deste ano, a Secretaria de Administração e Desenvolvimento Humano. Quais foram as principais diferenças sentidas ao assumir a nova função?
Mauro Müller – Na verdade, são duas funções com características diferentes, embora estejam no mesmo nível. A principal diferença entre uma e outra é o fato da pressão. Embora aqui na Secretaria de Administração e Desenvolvimento Humano tenhamos diversos problemas para enfrentar, não existe uma função com tantas pressões como a de Secretário de Finanças, porque envolve a relação não só com os servidores que precisam de salário em dia, mas com as outras secretarias que demandam compras, despesas, e também com setores de fora do governo, como fornecedores, empresas e entidades, que também buscam resultados do município. Ainda há os contribuintes que também fazem reclamações e questionamentos sobre os tributos.
SeCom – O fato de o senhor ser professor da Rede Municipal influencia de alguma forma na sua relação, como Secretário, junto aos servidores? MM – Ser professor influencia de forma positiva e facilita o relacionamento com os servidores, porque eles compreendem que quem está à frente da pasta não é um cargo de confiança, que está lá determinado pelo partido, mas sim um colega que participa de um governo e tem uma orientação política. O que talvez influencie negativamente é a minha trajetória na Prefeitura. Como fui Secretário de Finanças por …
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra da entrevista, poderá fazê-lo acessando o site da prefeitura na internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo