Arquivo

O passeio de Julinho e Anita por Ciudad Del Leste

O grande comentário nos bastidores do Legislativo, definitivamente, não foi sobre o Plano Diretor, a divisão urbana ou mesmo a questão da nova direção da Casa. O assunto, meeeesmo, foi a notícia, que, repercutindo a coluna de Rogério Mendelski, no jornal O Sul, A Razão noticiou com exclusividade, para Santa Maria, na sua edição desta terça-feira.

É verdade que o tema sequer apareceu na tribuna, mas não há dúvida: a possível ilegalidade (ou “imoralidade”) da conduta do presidente do Legislativo, Júlio Brenner, e da vice, Anita Costa Beber, que, participando de congresso parlamentar em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, aproveitaram uma manhã para, com o carro oficial, visitar Ciudad Del Este, onde fizeram compras.

As emissoras de rádio, especialmente a CDN (que ouviu os dois vereadores), também repercutiram o assunto, de resto o grande ti-ti-ti político do dia. O ministério público, consta, em função da reportagem do jornal e das entrevistas concedidas pelos edis à rádio CDN, e tomando como base as informações de ambos os veículos, estaria abrindo inquérito. No que isso vai dar? A rigor, ninguém sabe.

Quanto a este jornalista, além de reproduzir a reportagem de A Razão (logo abaixo), tem a dizer que, se o fato é grave (e provavelmente é) o Ministério Público e o Judiciário certamente vão definir o quanto. No entanto, não deixa de ser curioso que a Câmara de Vereadores, eventualmente, promove cursos de reciclagem – e até tem contrato com institutos especializados nisso – e a ele comparecem um que outro parlamentar, nunca mais da metade. No entanto, são inúmeras as viagens para congressos. E estes, que curioso, acontecem sempre em cidades turísticas. Exemplos? Florianópolis, Camburiú e, agora, Foz do Iguaçu. Alguém, por acaso, tem conhecimento de algum congresso de vereador acontecendo, digamos, em Brasília? Ou num mosteiro? Pois é.

Leia, a seguir, a reportagem do jornal A Razão, que detonou o forrobodó:

“Compras no Paraguai causam alvoroço no meio político
Veículo da Câmara de Vereadores foi visto em Ciudad del Este, no Paraguai, no dia 25 de novembro
Uma nota publicada na coluna do jornalista Rogério Mendelski, no Jornal O Sul, provocou alvoroço, ontem, nos meios políticos de Santa Maria. Segundo Mendelski, o veículo de placas IKK 2500 (Blazer), da Câmara de Vereadores, foi visto em Ciudad del Este, no Paraguai, no dia 25 de novembro, “carregado de compras”. Conforme a nota intitulada “Compras Paraguaias”, “várias fotos foram batidas do carro, todas de contribuintes com celulares que registram cenas insólitas”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Brenner (PSDB), e a sua vice, Anita Costa Beber (PP), estavam em um encontro do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais, realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, no município turístico de Foz do Iguaçu, no Paraná. Brenner admite ter ido ao Paraguai fazer compras. Ele afirma que não há nenhuma irregularidade ou ilegalidade. “Foi só uma manhã. Como minha cadeira não cabe no ônibus, ao invés de ir às Cataratas, resolvi fazer compras”, justificou o vereador.
Segundo Brenner, a entrada do veículo em solo paraguaio é perfeitamente legal “já que havia autorização”. Os vereadores santa-marienses foram ao evento pela Argentina (entraram pelo município de Porto Xavier) porque era mais perto. Brenner disse ainda que a dificuldade de locomoção o impediu de ir a um passeio em Itaipu porque o ônibus não era adaptado para cadeiristas.
Sobre o registro de que o carro “estava carregado de compras”, o vereador ironiza: estamos numa peladura desgraçada”. A vereadora Anita Costa Beber não foi encontrada para falar sobre o assunto.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo