Arquivo

Petistas já articulam alianças para tentar a reeleição de Lula

Ainda que o presidente mantenha, publicamente, uma postura ainda relutante em relação à reeleição, na prática seu partido, e ele próprio, já articulam, e forte, para montar uma aliança forte pensando em 2006. Os aliados preferenciais seguem sendo os mesmos. PSB e PC do B seguem na fila de frente para apoiar Lula em sua tentativa de obter um segundo mandato. Mas há algumas novidades, seja no procedimento do PT em relação a essas siglas, ou no movimento em direção a outros partidos, especialmente o PMDB, como potenciais ocupantes do barco lulista.

A propósito, o jornalista Josias de Souza publica interessante análise (com informações exclusivas) em seu site na Internet. Confira você mesmo:

“PT abre entendimentos para a reeleição de Lula
A pedido de Lula, o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente nacional do PT, começou a costurar uma aliança partidária para a campanha presidencial de 2006. Marcou para esta quarta-feira a primeira reunião.
Berzoini vai sentar-se à mesa com os presidentes do PSB, Eduardo Campos (PE), e do PC do B, Renato Rabelo. São, no momento, as duas legendas mais próximas do Palácio do Planalto. O encontro será em Brasília, na presidência do PSB, às 14h30.
Há uma semana, em diálogo com Lula, o deputado Eduardo Campos, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, recém empossado na presidência do PSB, perguntara se não seria a hora de abrir as conversações eleitorais. Será que agüentamos esperar até março?, perguntou.
Lula respondeu que não pretendia esperar tanto. Disse que desejava abrir o diálogo antes do final do ano. Receberá uma comitiva do PSB na Granja do Torto. Ficaram de marcar a data ainda nesta semana.
Reunido com Lula na última sexta-feira, Berzoini recebeu a incumbência de aplainar o terreno. Daí a reunião desta quarta. Conforme noticiado aqui na semana passada, Lula acha que estão atrasadas as articulações em torno de sua reeleição.
O presidente espantou-se com a desenvoltura de movimentos do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), que considera seu virtual oponente na corrida presidencial. Avalia que já estão avançados os entendimentos de Serra com o PFL. E lamenta não ter conseguido até o momento atrair para sua candidatura uma legenda do mesmo porte. Refere-se especificamente ao PMDB, que ameaça lançar um candidato próprio.
Embora tendam a se compor com Lula, PSB e PC do B impõem …
”

SE VOCÊ DESEJAR ler a íntegra, acesse o site do jornalista na Internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo