Arquivo

Um novo lance na tensa transição na reitoria da UFSM

A eventual exoneração do atual vice-reitor (e futuro reitor) Clóvis Lima do conselho da FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência) pelo atual reitor, Paulo Sarkis, e mais uma crise instalada na já tensa transição no poder central da Universidade Federal, ganha novos contornos. Isso porque, o próprio Sarkis enviou uma nota-resposta ao jornal A Razão, que publicou a reportagem aqui reproduzida (para entender mais, releia a notícia Tensão crescente marca a transição na reitoria da UFSM, postada ontem, terça, 7/12, à 01:06:00).

Na edição desta quinta-feira, o jornal retoma o tema, inclusive com a segunda manifestação do atual reitor da Universidade. Confira:

”Reitor se manifesta a respeito de matéria publicada ontem
O reitor da UFSM, Paulo Jorge Sarkis se manifestou, ontem, em carta oficial, sobre a matéria “Nova polêmica envolve a sucessão na Universidade”, publicada na página 10 da edição de ontem do Jornal A Razão.
O texto aponta como possível causa da expedição de uma portaria que exoneraria Clóvis Lima do conselho da FATEC, a eleição do novo diretor financeiro da instituição. Lima não teria revelado se votaria ou não para o candidato apoiado por Sarkis e, por isso, seria substituído pelo período restante de mandato do atual reitor, que termina no dia 26 de dezembro.
Confira abaixo o texto enviado pelo reitor.
Prezado editor,
Com referência à matéria sobre a sucessão na Universidade (A Razão – 07/12/2005 – Pg. 10), esclareço:
1 – A expressão que usei quando falei com a repórter foi “conflito de interesses” e não “conflito pessoal”;
2 – “Conflito de interesses” ocorre quando uma mesma pessoa deve assumir a representação de dois lados de uma questão;
3 – Para mim, parece óbvio que esta situação deva ser evitada, o que implica no cancelamento de todas as delegações, que concedi ao longo destes oito anos, durante o período de transição;
4 – A questão da FATEC deve ser considerada por dois aspectos: do ponto de vista formal, o seu Conselho e sua Diretoria são independentes da Universidade, podendo decidir sobre qualquer tema sem consulta ao reitor; já do ponto de vista histórico, o reitor é sempre consultado previamente, por cortesia, sobre novos dirigentes da Fundação;
5 – Naturalmente nos consideramos merecedor desta cortesia, que foi dispensada aos nossos antecessores, especialmente por tudo o que aportamos à FATEC em termos de novos projetos e recursos;
6 – Desta forma, a convocação do Conselho para decidir sobre novos diretores, ainda durante nosso mandato, com articulações de bastidores, sem a nossa participação, consideramos que foi um ato de descortesia gratuita e desnecessária; …”


QUEM DESEJAR ler a íntegra da matéria, o jornal já está nas bancas e estará disponível, na Internet, a partir do meio da tarde desta quinta, no endereço www.arazao.com.br.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Convenhamos, a parte as razões de cada um, não é exatamente a transição sonhada pela comunidade (intra ou extra-universitária) para a nossa maior instituição de ensino superior. E não se descartam novos episódios como o retratado pelo jornal e aqui reproduzido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo