Arquivo

Vilaverde defende a existência da mais contestada das secretarias municipais

Raul Vilaverde é o secretário de Assuntos de Segurança Pública. Não são poucas, nem pequenas, as contestações à existência da pasta. A oposição, por exemplo, mesmo que a tenha aprovado no início do ano, não poupa “artilharia”, acreditando que se trata de um custo inútil. O titular, porém, além de defender a existência da secretaria, aplaude o prefeito Valdeci Oliveira, pela “coragem de criar de forma inédita uma Secretaria que trata de uma das principais preocupações da população”.

Essa foi apenas uma das muitas afirmações feitas na entrevista conduzida pela repórter Fabiane Machado e distribuída à imprensa pela Assessoria da Prefeitura. Confira, a seguir, um trecho:

“SeCom – A Secretaria de Assuntos de Segurança Pública foi criada de forma inédita em Santa Maria na segunda gestão do Prefeito Valdeci Oliveira. Como é o desafio de estar à frente de uma área nova, que precisou ser totalmente estruturada para funcionar?
Raul Vilaverde – Em primeiro lugar, é importante citar que o tema de Segurança Pública como preocupação da população ocupa, em qualquer pesquisa no país, os primeiros lugares, às vezes, ultrapassando os índices do desemprego. Isso comprova a grande insegurança que vive o cidadão. Então o Prefeito Valdeci Oliveira está de parabéns porque teve a coragem de criar de forma inédita uma Secretaria que trata de uma das principais preocupações da população: a Segurança Pública em Santa Maria. Ter sido escolhido para estar à frente desta pasta está sendo um grande desafio, que nos trouxe uma responsabilidade muito grande em montar uma secretaria e darmos todas as condições necessárias para o seu funcionamento.
SeCom – A experiência da Secretaria Nacional de Segurança Pública serviu como referencial à criação da Secretaria em Santa Maria. Em linhas gerais, que pontos foram seguidos da experiência nacional e que mudanças foram implantadas aqui na cidade para adequar os serviços da pasta à realidade local? RV – A criação da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública de Santa Maria tem, com certeza, relação direta com a política de segurança cidadã e preventiva, que é o eixo da Secretaria Nacional de Assuntos de Segurança Pública. Seguimos com a função que esta Secretaria exerce de fortalecer as instituições de segurança, respeitando as suas atribuições constitucionais. Pretendemos somar esforços para organizarmos, na cidade, o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), construído com a ação de diferentes setores das diferentes esferas de governo e da sociedade.
SeCom – A estruturação do Sistema Único de Segurança Pública está sendo discutida em nível nacional. Aqui em Santa Maria já houve discussões neste sentido? Na prática, o que significará o funcionamento deste Sistema? RV – Já discutimos o tema de forma preliminar com os setores de Segurança e consideramos que, com a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública, poderemos avançar ainda mais na construção de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O papel do Sistema é semelhante ao que ocorre hoje na saúde com o SUS (Sistema Único de Saúde). Queremos fazer na área de segurança com que…
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra poderá fazê-lo acessando a página da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo