Arquivo

A pasta que é “quase a inteligência” do Executivo

A declaração tem tudo para soar polêmica (ou não). Em todo caso, Luciano Ribas, entrevistado pela jornalista Carine Prevedello, da Assessoria de Comunicação, avança bastante sobre os conceitos do que ele entende serem atribuições e a importância da secretaria que dirige.

Leia, a seguir, trecho da entrevista enviada pela assessoria aos veículos de comunicação:

““A comunicação serve para tornar o cidadão mais consciente das coisas da sua cidade”

Um dos mais jovens integrantes do atual secretariado, Luciano Ribas, 33 anos, é também um dos poucos que reúne o perfil técnico ao político. Envolvido desde o movimento estudantil com o Partido dos Trabalhadores, o Secretário de Comunicação Social é formado em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apesar da vivência política, Ribas está à frente de um cargo na administração pública pela primeira vez, tendo como meta principal a transformação da comunicação em instrumento a serviço do cidadão.

SeCom – A Secretaria de Comunicação atuava junto à diretoria de Captação de Recursos até o ano passado, e teve uma criação específica neste ano. Qual a importância da instituição dessa pasta para o Município?
Luciano Ribas – A Secretaria de Comunicação tem uma importância tanto externa quanto interna para a administração. Internamente, consegue prover o conjunto da administração de informações: funciona quase como uma Inteligência da Prefeitura, tanto pela análise do que a imprensa veicula, quanto pela análise dos dados obtidos com esse acompanhamento. Além, logicamente, do trabalho de divulgação para os órgãos de imprensa. Externamente há a importância para o cidadão, que consegue ser informado daquilo que é feito com o seu dinheiro. Essa é a essência da existência de uma Secretaria de Comunicação: o respeito com o cidadão, na medida em que ele possa ser informado da aplicação dos recursos arrecadados. Por outro lado, considero estratégica a separação que criou a Secretaria de Captação de Recursos. O resultado está comprovado com o que a Captação conseguiu trazer para a cidade neste ano: R$ 16 milhões, que não viriam sem que existisse uma estrutura própria. Isso nos libera para realizar nossa atividade fim: a Comunicação.
SeCom – A Secretaria reúne áreas distintas, desde a Assessoria de Imprensa até o Cerimonial da Prefeitura. Como está estruturado o trabalho e qual tem sido sua linha de atuação?
LR – Existia na Secretaria de Comunicação uma cultura de distanciamento entre os setores, não havia uma preocupação com a integração, desde coisas mínimas, como a utilização dos meios que a Secretaria tem – computadores, carro, equipamentos – acredito que avançamos bastante nisso neste ano. Além disso, a comunicação tem de ser complementar. Nós conseguimos avançar nisso no setor de Assessoria de Imprensa, que tem a estrutura melhor resolvida, e também nos outros setores. Quando a gente consegue começar um trabalho de Comunicação Interna, que ainda é incipiente, mas começa a apresentar…


QUEM DESEJAR ler a íntegra da entrevista, pode fazê-lo acessando a página da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo