Arquivo

Candidato, Lula já compõe a equipe de campanha

Definido que será candidato, embora publicamente negue, Luiz Inácio Lula da Silva já trata de definir quem participará do núcleo da campanha eleitoral, como informa o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, em sua página na Internet.

Confira, abaixo, trecho do material publicado por Josias, na madrugada desta terça-feira:

“Lula inicia contatos para compor equipe de campanha
Em público, Lula diz que ainda não decidiu se será candidato à reeleição. Mas, privadamente, já iniciou os entendimentos para compor a sua equipe de campanha. Nos dias que antecederam o Natal, o presidente pediu a algumas pessoas que evitassem assumir compromissos de longo prazo. Avisou que gostaria de contar com elas e disse que as chamaria para conversar depois do Réveillon.
O presidente cogita tirar uma folga de uma semana neste início de ano. Em seguida, pretende retomar os contatos iniciados nos últimos dias de 2005. Tarso Genro foi um dos que ouviram o pedido de Lula para que se mantivesse “disponível”.
O ex-ministro da Educação e ex-presidente do PT conversou longamente com o presidente. Colocou-se à disposição dele. Considerado um dos principais “formuladores” do PT, é cotado para participar da equipe que irá elaborar o programa de governo de um eventual segundo mandato de Lula.
O presidente perguntou a Tarso se ele seria candidato a deputado, senador ou a governador do seu Estado, o Rio Grande do Sul. O ex-ministro respondeu que é indiferente ao lançamento de uma eventual candidatura própria. Disse que sua prioridade é “ajudar” Lula. Julga ter um dever de “solidariedade” com o presidente e com o governo.
Além de estruturar o seu comitê de campanha, Lula terá de reformar a Esplanada dos Ministérios. Vários ministros deixarão o governo até março, para disputar cadeiras no Congresso. O presidente estima que será forçado a trocar entre dez e quinze ministros.
Ele vê em Tarso uma alternativa também para o Ministério, sem prejuízo da eventual participação no programa de campanha. De resto, o ex-ministro consta da lista de nomes que Lula cogita nomear para o STF. Na conversa entre os dois, ficou claro que, entre as alternativas, o vínculo com a campanha é a que mais agrada a Tarso.
Marco Aurélio Garcia é outro nome cotado para integrar o comitê eleitoral de Lula. Tem grande afinidade ideológica com Tarso Genro. Ambos defendem que o pilar econômico programa de campanha do PT deve adotar uma inflexão que contemple mudanças na linha adotada até aqui pelo governo. Mais: pregam que as mudanças sejam postas em prática imediatamente.
Lula ouve há cerca de dois meses apelos para que acelere a escolha do seu núcleo de campanha. Um dos defensores da idéia é o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Em reunião da qual participou também a ministra Dilma Roussef (Casa Civil), Bastos aconselhou o presidente a compor um conselho político informal que, no momento adequado, possa ser transformado em comitê eleitoral.
Hoje, além de…
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra, pode fazê-lo direto na página do jornalista na Internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo