Arquivo

No discurso, Anita relembra a vida de costureira

Leia, a seguir, a íntegra do discurso de posse da vereadora Anita Costa Beber, na presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria:

“Concretiza-se neste momento um ato democrático, pois assumimos a presidência desta Câmara de Vereadores, para onde fomos conduzidas pela maioria de nossos pares.
Quero neste momento fazer uma retrospectiva de minha trajetória. Sou de uma família simples e humilde, do interior, com seis irmãos: quatro mulheres e dois homens. Hoje sou casada, tenho três filhos, duas noras e dois netos.
Minha vida sempre foi de lutas e de superação das dificuldades. Com quatro anos e meio, meu pai faleceu, e por dificuldades de minha família fui morar com a família do Dr. Amauri Lens, até meus doze anos.
Voltei com essa idade para a casa de minha mãe, onde trabalhei na lavoura até os dezesseis anos.
Após, fui trabalhar como empregada doméstica até os dezoito anos em um pensionato que havia em Arroio Grande, onde aprendi muitas coisas, entre elas, durante as tardes, me dedicava às aulas de corte e costura.
Em seguida, com muita garra e vontade de vencer e crescer na vida, montei meu ateliê. Logo fui convidada para assumir a direção do ateliê do estilista Goldmann, onde permaneci por 24 anos no meu ateliê.
Muitas pessoas de destaque e premiados vestiram as minhas obras. Entre eles o vestido da 1ª prenda RBS – Rio Grande Do Sul.
Neste período, de forma paralela, me dedicava às questões da comunidade, me destacando como uma liderança sempre atuante e aguerrida.
Nas campanhas do Dr. Farret e do próprio vereador Sérgio Cechin, aprendi a importância da ação política e do trabalho honesto e correto junto ao povo.
Foi na segunda gestão do Dr. Farret que assumi minha primeira função pública, como subprefeita de Arroio Grande e Itaara, assumindo tarefas também em Camobi.
Em 1996 concorri pela primeira vez a vereadora sendo eleita com 1726 votos. Fui reeleita em 2000 com 1910 votos e em 2004 com 3472 votos.
Acredito que minha história é a história de muitas mulheres lutadoras de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país.
Chegar neste momento é trazer um pouco do coração de todas as mulheres que durante a história lutaram para superar obstáculos e para ocuparem espaços na política.
É a história de muitas gerações que em Santa Maria teve início com Helena Ferrari, e com certeza não acaba nesta legislatura onde temos as vereadoras Magali Adriano e Misiara Oliveira, ambas reeleitas.
Ser a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, a minha cidade, aos 59 anos, é para mim uma honra, um orgulho que quero dividir com todas as cidadãs desta cidade em especial e com todos os cidadãos.
Agradecemos aqueles que defenderam e aprovaram o nosso nome para essa presidência. Também conclamamos aos demais para que se unam a nós, já que temos sem dúvida um objetivo comum, especialmente, o de retribuir a confiança em nós depositada, realizando um trabalho sério, colocando em primeiro lugar o interesse de nossos eleitores.
Queremos dizer aos colegas vereadores que, a partir deste momento, não deverá existir qualquer tipo de disputa, já que chegou ao término com a nossa eleição.
Há muito que fazer e sem dúvida é preciso a participação de todos, sem que haja qualquer tipo de preocupação com cores partidárias, pois passado o momento em que a democracia consolidou, devemos buscar o bem de nossa comunidade, pois se aqui estamos foi graças aqueles que confiaram e acreditaram em nossa capacidade de trabalho.
Senhores funcionários. Temos a certeza de que vamos poder contar com a efetiva participação de cada um, nos diferentes setores, a fim de que a máquina administrativa continue a render frutos, como até aqui aconteceu.
Atentas a tudo que acontecer, saberemos tributar a cada um o bom resultado obtido em nossa atuação como presidente, pois temos a certeza de que, somente com a soma de esforços, lograremos atingir o nosso objetivo maior que é realizar uma administração voltada para o interesse de todos.
Meus colegas vereadores saibam que não medirei esforços para que haja entre todos nós a maior harmonia, e para isso procuraremos respeitar o direito de cada um, pois acreditamos que só assim poderemos ter pleno sucesso em nossa jornada que hoje se inicia.
Quero fazer um agradecimento especial ao nosso grupo que honrou com a palavra empenhada e me apoiou em todos os momentos difíceis que passei. Obrigada ver. Júlio Brenner, ver. Ovídio Mayer, ver. Isaías Romero, ver. Vilmar Galvão, ver. Loreni Maciel, ver. Fort e ver. Misiara Oliveira.
Desejamos a todos que o ano de 2006 seja pleno de realizações e que tenham muita paz, amor e prosperidade.
Mais uma vez o nosso muito obrigada.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo